OS LIVROS DIDÁTICOS POSSUEM GRANDE PARTICIPAÇÃO E RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, EM ESPECÍFICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE DIVERSOS DOCENTES NOS ÂMBITOS ESCOLARES. PORÉM, OS CONTEÚDOS DESSES LIVROS SÃO APRESENTADOS DE FORMA REDUZIDA E SIMPLIFICADA, PRINCIPALMENTE EM BOTÂNICA. SURGINDO ASSIM, O CONCEITO DE CEGUEIRA BOTÂNICA QUE É A INCAPACIDADE DA PERCEPÇÃO DO INDIVÍDUO EM RELAÇÃO ÀS PLANTAS. DESSA FORMA, A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR O CONTEÚDO SOBRE BRIÓFITAS NO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA. PARA A COLETA DE DADOS, UTILIZARAM-SE TRÊS LIVROS DIDÁTICOS, DENOMINANDO L1, L2 E L3, DAS 1ª, 2ª E 3ª SÉRIES DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE HUMAITÁ-AM PARA VERIFICAR COMO OS CONTEÚDOS SÃO DEVIDAMENTE EXPOSTOS E TRABALHADOS, ASSIM COMO SE OS MESMOS APRESENTAM DIFICULDADES DE COMPREENSÃO DE TERMOS E ILUSTRAÇÕES BOTÂNICAS. POR MEIO DE UMA FOLHA-RESUMO PUDEMOS NOTAR QUE O L1, ONDE NÃO FOI ENCONTRADO CONTEÚDOS A RESPEITO DAS BRIÓFITAS. ENQUANTO QUE NO LIVRO L2 FORAM OBSERVADOS E ANALISADOS OS CONTEÚDOS DE BRIÓFITAS, ONDE MOSTRA QUE OS LIVROS DIDÁTICOS ESTÃO CADA VEZ MAIS SUCINTOS EM SEU CONTEÚDO E ENCHENDO OS LIVROS DE IMAGENS NÃO CONTEXTUALIZADAS COM SUAS LEGENDAS, E QUANDO SE HÁ TEXTOS SÃO SUPERFICIAIS. E NO LIVRO L3 NÃO POSSUÍA NADA A RESPEITO DO NOSSO TEMA PROPOSTO. DESSA FORMA, VALE REFLETIR SE OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ESTÃO RECEBENDO DE FORMA CORRETA ESSE CONTEÚDO DE ACORDO COM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS.