Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGO DIDÁTICO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA

Palavra-chaves: JOGO DIDÁTICO., FUNÇÕES ORGÂNICAS., ENSINO DE QUÍMICA., , Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80124
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 856
    "inscrito_id" => 3451
    "titulo" => "JOGO DIDÁTICO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O ENSINO DE QU?MICA ? UM DOS GRANDES DESAFIOS AOS PROFESSORES DO ENSINO M?DIO. A DISCIPLINA ? VISTA COMO COMPLEXA E ABSTRATA PELOS ALUNOS, QUE POR MUITAS VEZES, N?O SE SENTEM ESTIMULADOS AO ESTUDO DA MESMA.  FRENTE A ESTA DIFICULDADE, ? PRECISO QUE OS DOCENTES BUSQUEM ALTERNATIVAS E METODOLOGIAS ACESS?VEIS PARA PROMOVER O INTERESSE DOS ALUNOS PARA COM A DISCIPLINA, BUSCANDO A APRENDIZAGEM DE SEUS CONTE?DOS. OS JOGOS DID?TICOS T?M SIDO UTILIZADOS COMO PROPOSTAS L?DICAS QUE COLABORAM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ATRAINDO A ATEN??O DOS ALUNOS, PROMOVENDO O DIVERTIMENTO ATRELADO A APRENDIZAGEM. A UTILIZA??O DOS JOGOS, PODE FAVORECER A FIXA??O DOS CONTE?DOS, AL?M DA SOCIALIZA??O E DO DESENVOLVIMENTO DO RACIOC?NIO.  SENDO ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A ACEITA??O DE UM JOGO DA MEM?RIA, ABORDANDO A TEM?TICA DAS ?FUN??ES ORG?NICAS? COMO UMA ESTRAT?GIA COLABORATIVA DE ENSINO, PARA O APROFUNDAMENTO DE CONCEITOS QU?MICOS E F?RMULAS, NO ESTUDO DA DISCIPLINA DE QU?MICA ORG?NICA. A PESQUISA FOI REALIZADA COM ALUNOS DO 3? ANO DO ENSINO M?DIO, DE ESCOLA LOCALIZADA NO MUNIC?PIO DE IBICUITINGA, NO SERT?O CENTRAL DO ESTADO DO CEAR?. RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE O JOGO DESPERTOU UM MAIOR INTERESSE DOS DISCENTES PELA DISCIPLINA, COM MAIOR ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES DE SALA DE AULA, MELHORANDO A APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO., FUNÇÕES ORGÂNICAS., ENSINO DE QUÍMICA., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA116_ID3451_29072021181335.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÁLIA LIBERATO REBOUÇAS MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "JOSÁLIA MENEZES"
    "autor_email" => "josalia.mene@uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80124
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 856
    "inscrito_id" => 3451
    "titulo" => "JOGO DIDÁTICO: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O ENSINO DE QU?MICA ? UM DOS GRANDES DESAFIOS AOS PROFESSORES DO ENSINO M?DIO. A DISCIPLINA ? VISTA COMO COMPLEXA E ABSTRATA PELOS ALUNOS, QUE POR MUITAS VEZES, N?O SE SENTEM ESTIMULADOS AO ESTUDO DA MESMA.  FRENTE A ESTA DIFICULDADE, ? PRECISO QUE OS DOCENTES BUSQUEM ALTERNATIVAS E METODOLOGIAS ACESS?VEIS PARA PROMOVER O INTERESSE DOS ALUNOS PARA COM A DISCIPLINA, BUSCANDO A APRENDIZAGEM DE SEUS CONTE?DOS. OS JOGOS DID?TICOS T?M SIDO UTILIZADOS COMO PROPOSTAS L?DICAS QUE COLABORAM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ATRAINDO A ATEN??O DOS ALUNOS, PROMOVENDO O DIVERTIMENTO ATRELADO A APRENDIZAGEM. A UTILIZA??O DOS JOGOS, PODE FAVORECER A FIXA??O DOS CONTE?DOS, AL?M DA SOCIALIZA??O E DO DESENVOLVIMENTO DO RACIOC?NIO.  SENDO ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A ACEITA??O DE UM JOGO DA MEM?RIA, ABORDANDO A TEM?TICA DAS ?FUN??ES ORG?NICAS? COMO UMA ESTRAT?GIA COLABORATIVA DE ENSINO, PARA O APROFUNDAMENTO DE CONCEITOS QU?MICOS E F?RMULAS, NO ESTUDO DA DISCIPLINA DE QU?MICA ORG?NICA. A PESQUISA FOI REALIZADA COM ALUNOS DO 3? ANO DO ENSINO M?DIO, DE ESCOLA LOCALIZADA NO MUNIC?PIO DE IBICUITINGA, NO SERT?O CENTRAL DO ESTADO DO CEAR?. RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE O JOGO DESPERTOU UM MAIOR INTERESSE DOS DISCENTES PELA DISCIPLINA, COM MAIOR ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES DE SALA DE AULA, MELHORANDO A APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO., FUNÇÕES ORGÂNICAS., ENSINO DE QUÍMICA., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA116_ID3451_29072021181335.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÁLIA LIBERATO REBOUÇAS MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "JOSÁLIA MENEZES"
    "autor_email" => "josalia.mene@uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O ENSINO DE QU?MICA ? UM DOS GRANDES DESAFIOS AOS PROFESSORES DO ENSINO M?DIO. A DISCIPLINA ? VISTA COMO COMPLEXA E ABSTRATA PELOS ALUNOS, QUE POR MUITAS VEZES, N?O SE SENTEM ESTIMULADOS AO ESTUDO DA MESMA. FRENTE A ESTA DIFICULDADE, ? PRECISO QUE OS DOCENTES BUSQUEM ALTERNATIVAS E METODOLOGIAS ACESS?VEIS PARA PROMOVER O INTERESSE DOS ALUNOS PARA COM A DISCIPLINA, BUSCANDO A APRENDIZAGEM DE SEUS CONTE?DOS. OS JOGOS DID?TICOS T?M SIDO UTILIZADOS COMO PROPOSTAS L?DICAS QUE COLABORAM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ATRAINDO A ATEN??O DOS ALUNOS, PROMOVENDO O DIVERTIMENTO ATRELADO A APRENDIZAGEM. A UTILIZA??O DOS JOGOS, PODE FAVORECER A FIXA??O DOS CONTE?DOS, AL?M DA SOCIALIZA??O E DO DESENVOLVIMENTO DO RACIOC?NIO. SENDO ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A ACEITA??O DE UM JOGO DA MEM?RIA, ABORDANDO A TEM?TICA DAS ?FUN??ES ORG?NICAS? COMO UMA ESTRAT?GIA COLABORATIVA DE ENSINO, PARA O APROFUNDAMENTO DE CONCEITOS QU?MICOS E F?RMULAS, NO ESTUDO DA DISCIPLINA DE QU?MICA ORG?NICA. A PESQUISA FOI REALIZADA COM ALUNOS DO 3? ANO DO ENSINO M?DIO, DE ESCOLA LOCALIZADA NO MUNIC?PIO DE IBICUITINGA, NO SERT?O CENTRAL DO ESTADO DO CEAR?. RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE O JOGO DESPERTOU UM MAIOR INTERESSE DOS DISCENTES PELA DISCIPLINA, COM MAIOR ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES DE SALA DE AULA, MELHORANDO A APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.