O ENSINO DE QU?MICA ? UM DOS GRANDES DESAFIOS AOS PROFESSORES DO ENSINO M?DIO. A DISCIPLINA ? VISTA COMO COMPLEXA E ABSTRATA PELOS ALUNOS, QUE POR MUITAS VEZES, N?O SE SENTEM ESTIMULADOS AO ESTUDO DA MESMA. FRENTE A ESTA DIFICULDADE, ? PRECISO QUE OS DOCENTES BUSQUEM ALTERNATIVAS E METODOLOGIAS ACESS?VEIS PARA PROMOVER O INTERESSE DOS ALUNOS PARA COM A DISCIPLINA, BUSCANDO A APRENDIZAGEM DE SEUS CONTE?DOS. OS JOGOS DID?TICOS T?M SIDO UTILIZADOS COMO PROPOSTAS L?DICAS QUE COLABORAM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ATRAINDO A ATEN??O DOS ALUNOS, PROMOVENDO O DIVERTIMENTO ATRELADO A APRENDIZAGEM. A UTILIZA??O DOS JOGOS, PODE FAVORECER A FIXA??O DOS CONTE?DOS, AL?M DA SOCIALIZA??O E DO DESENVOLVIMENTO DO RACIOC?NIO. SENDO ASSIM, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A ACEITA??O DE UM JOGO DA MEM?RIA, ABORDANDO A TEM?TICA DAS ?FUN??ES ORG?NICAS? COMO UMA ESTRAT?GIA COLABORATIVA DE ENSINO, PARA O APROFUNDAMENTO DE CONCEITOS QU?MICOS E F?RMULAS, NO ESTUDO DA DISCIPLINA DE QU?MICA ORG?NICA. A PESQUISA FOI REALIZADA COM ALUNOS DO 3? ANO DO ENSINO M?DIO, DE ESCOLA LOCALIZADA NO MUNIC?PIO DE IBICUITINGA, NO SERT?O CENTRAL DO ESTADO DO CEAR?. RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE O JOGO DESPERTOU UM MAIOR INTERESSE DOS DISCENTES PELA DISCIPLINA, COM MAIOR ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES DE SALA DE AULA, MELHORANDO A APRENDIZAGEM.