O PROFESSOR VEM SENDO CONSTANTEMENTE DESAFIADO A FAZER COM QUE O EDUCANDO SINTA INTERESSE EM APRENDER E RELACIONE OS CONTEÚDOS AO SEU COTIDIANO. OS MATERIAIS DIDÁTICOS E AS METODOLOGIAS ATIVAS SÃO FERRAMENTAS IMPORTANTES PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, POIS ESTIMULAM À CURIOSIDADE, AO APRENDIZADO ATIVO E A TROCA DE EXPERIÊNCIAS. NESSE SENTIDO, O OBJETIVO DESSE ESTUDO É APRESENTAR AS POTENCIALIDADES DO USO DOS JOGOS DIDÁTICOS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS COM ÊNFASE NA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, DO TIPO BIBLIOGRÁFICA, REALIZADA EM LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS E REVISTAS. OS RESULTADOS OBTIDOS PERMITIRAM AFIRMAR QUE A AÇÃO EDUCATIVA REALIZADA COM A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO ATRAVÉS DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS FACILITA A REFLEXÃO, A MOTIVAÇÃO, A SIGNIFICAÇÃO, A INTERAÇÃO, A CRIATIVIDADE, POSSUINDO POTENCIALIDADES QUE SUPERAM A ACOMODAÇÃO DO ENSINO TRADICIONAL E A REPRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS, VALORIZANDO A CONSTRUÇÃO DO CARÁTER INVESTIGATIVO E A AUTONOMIA DOS EDUCANDOS.