ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO FAZER UMA ANÁLISE SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA NO PROCESSO EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL. A ESCOLA E FAMÍLIA FAZEM PARTE DA CONSTRUÇÃO DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DE UM INDIVÍDUO COMO CULTURAL, RELIGIOSO OU EDUCACIONAL. A RELAÇÃO DESTAS INSTITUIÇÕES JUNTAS, TENDE A PROMOVER UMA MELHORIA NO APRENDIZADO DOS JOVENS. FOI APRESENTADO UM BREVE RELATO SOBRE OS PRINCIPAIS PAPÉIS DA ESCOLA/FAMÍLIA NO CONTEXTO ESCOLAR. ASSIM PODEMOS REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA EM CRIAR SITUAÇÕES DE APROXIMAÇÃO E ENVOLVIMENTO COM A FAMÍLIA E SOBRE SUA CONTRIBUIÇÃO PARA QUE OS PAIS ADQUIRAM O HÁBITO DE MAIOR PARTICIPAÇÃO NA VIDA ESCOLAR DE SEUS FILHOS. EM SEGUIDA ANALISAMOS AS PERGUNTAS COLETADAS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS PARA A GESTÃO DA ESCOLA, SOBRE A INCLUSÃO E FREQUÊNCIAS DE ATIVIDADES QUE INFLUENCIAM OS PAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. AO FINAL, FOI POSSÍVEL UMA CONSTRUÇÃO BEM DESENVOLVIDA DE AMBAS AS PARTES. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SE RESPALDA NO DISCURSO DE AFONSO (2005), ARROYO (2000) E CHRISPINO (2004). A PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO TEVE COMO RESULTADO A DEMONSTRAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DA ESCOLA EM CONJUNTO COM A FAMÍLIA E, QUE ISTO DEVE SE BASEAR NA PRIORIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO E INTEGRAÇÃO ENTRE TODOS OS PARTICIPANTES, PARA QUE HAJA OTIMIZAÇÃO DO APRENDIZADO DA CRIANÇA E A RENOVAÇÃO DAS RELAÇÕES QUE PRECISAM EXISTIR NO AMBIENTE ESCOLAR.