O OBJETIVO DESTE ARTIGO FOI DISCUTIR OS POSSÍVEIS IMPACTOS DO HOMESCHOOLING NA ALFABETIZAÇÃO ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA, PARA REALIZAR A DISCUSSÃO UTILIZAMOS A ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA, ATRAVÉS DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ANALISANDO O TEMA ATRAVÉS DE REFERENCIAIS TEÓRICOS JÁ PUBLICADOS PARA DISCUTIR SOBRE UM PROBLEMA ESPECIFICO E ASSIM BUSCAR UMA SOLUÇÃO, OS AUTORES UTILIZADOS NA ANÁLISE DADOS FORAM: VYGOTSKY (2007), FERREIRO E TEBEROSKY (1996), CURY (2019) E NASCIMENTO (2018). ATRAVÉS DOS RESULTADOS FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE O HOMESCHOOLING PODE TRAZER IMPACTOS DIRETOS PELA LUTA DA EQUIDADE DE OPORTUNIDADE DE ACESSO A ALFABETIZAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA E QUE ANTES DO PODER PÚBLICO DECIDIR SOBRE SUA IMPLEMENTAÇÃO É IMPORTANTE QUE SEJA DISCUTIDO SOBRE OS POSSÍVEIS IMPACTOS COM OS PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS DA EDUCAÇÃO.