A AVALIAÇÃO CONSTITUI-SE COMO UM DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS DE SUBSTANCIAL RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL DO ESTUDANTE, SENDO, PORTANTO, UM INSTRUMENTO QUE NECESSITA SER BEM OPERACIONALIZADO PARA POSSIBILITAR UMA MAIOR INTERAÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER, CONTRIBUINDO DE FORMA SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. NESSE SENTIDO, É IMPORTANTE CONSIDERAR AS DIVERSIDADES DOS DISCENTES NAS ESFERAS SOCIAIS, CULTURAIS E ECONÔMICAS QUE CARACTERIZAM CADA INDIVÍDUO COMO SUJEITO ÚNICO E SINGULAR. ASSIM, TRAÇAMOS COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR OS ASPECTOS REFLEXIVOS ENTRE AVALIAÇÃO NA MODALIDADE PRESENCIAL E NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD). DELINEAMOS AINDA COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: ENTENDER A RELEVÂNCIA DO ATO DE AVALIAR PARA O CRESCIMENTO E O FORTALECIMENTO DO PROCESSO EDUCACIONAL; COMPREENDER COMO PODE OCORRER O PROCESSO AVALIATIVO NA MODALIDADE PRESENCIAL E EAD; CONHECER OS INSTRUMENTOS QUE SÃO UTILIZADOS PARA AVALIAR EM AMBAS AS MODALIDADES. METODOLOGICAMENTE, O TRABALHO CARACTERIZA-SE POR SER UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. COMO EMBASAMENTO TEÓRICO DESTE ARTIGO, FUNDAMENTAMO-NOS EM AUTORES COMO LUCKESI (2011), HOFFMANN (1993), VASCONCELLOS (2006), DIAS SOBRINHO (2004), ENTRE OUTROS. A PARTIR DA PRODUÇÃO DESTE ARTIGO, ESPERA-SE CONTRIBUIR COM OS DEBATES CADA VEZ MAIS ATUAIS SOBRE A NECESSIDADE DE INOVAÇÃO E DIVERSIFICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS, COMO ALIADOS À NECESSIDADE CONSTANTE DE SE REINVENTAR E DE ACOMPANHAR AS MUDANÇAS SOCIAIS E TECNOLÓGICAS.