A UTILIZAÇÃO DOS KITS DIDÁTICOS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR SERVE COMO APARATOS QUE INSTIGAM A MOTIVAÇÃO E DESAFIAM ALUNOS E PROFESSORES A QUEBRAREM AS BARREIRAS DE UM ENSINO TRADICIONAL, PROMOVENDO O PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS. MUITOS KITS EDUCATIVOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS SE ENCONTRAM DISPONÍVEIS NO MERCADO, EMBORA ESTES SEJAM INDICADOS A UMA FAIXA ETÁRIA ESPECIFICA, É IMPRESCINDÍVEL À ANÁLISE DOS RISCOS QUE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ESTÃO SUBMETIDOS AO MANUSEAR OS MATERIAIS E PRODUTOS QUÍMICOS DISPONIBILIZADOS. NESSE SENTIDO, O OBJETIVO DESSE ESTUDO É REALIZAR A AVALIAÇÃO DOS EXPERIMENTOS PROPOSTOS NO KIT ALQUIMIA: A MISTURA PERFEITA ENTRE CIÊNCIA E DIVERSÃO (GROW®), APRESENTANDO AS POTENCIALIDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS COM ÊNFASE EM AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA. POR MEIO DA AVERIGUAÇÃO REALIZADA OBSERVOU-SE QUE 89% DOS EXPERIMENTOS APRESENTARAM UMA DESCRIÇÃO CLARA DO ROTEIRO EXPERIMENTAL, 93% FORAM CLASSIFICADAS COMO EXPONDO FÁCIL GRAU DE EXECUTABILIDADE E APENAS 29% DAS FICHAS ABORDAVAM DE FORMA CLARA OS CONCEITOS CIENTÍFICOS EXPLORADOS NOS EXPERIMENTOS. COM BASE NA AVALIAÇÃO REALIZADA É POSSÍVEL OBSERVAR QUE AS EXPERIÊNCIAS PROPOSTAS NO KIT ALQUIMIA PODEM VIR A SER EXPLORADAS DURANTE AS AULAS DE QUÍMICA, SE TORNANDO UMA ALTERNATIVA VIÁVEL QUE AUXILIA A CRIAÇÃO DE UMA PONTE ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA, DE FORMA A ENVOLVER OS ESTUDANTES NAS ATIVIDADES, FAVORECENDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE QUÍMICA.