O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO COM O INTUITO DE ANALISAR AS DIFICULDADES DO ENSINO APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E APRESENTAR AS SIMULAÇÕES VIRTUAIS COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA. LEVANDO EM CONTA QUE MUITAS VEZES AS ESCOLAS NÃO DISPÕEM DE LABORATÓRIOS, NEM RECURSOS PARA MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA A REALIZAÇÃO DE AULAS PRATICAS, AS SIMULAÇÕES PODEM SER UMA SOLUÇÃO, POIS OS LABORATÓRIOS VIRTUAIS APRESENTAM-SE COMO UMA POSSIBILIDADE MAIS ACESSÍVEL E DE FÁCIL MANIPULAÇÃO, TENDO EM VISTA QUE O USO DAS TECNOLOGIAS TEM SE TORNADO CADA VEZ MAIS FREQUENTE. VIVEMOS EM UMA SOCIEDADE CONECTADA E DEVEMOS USAR ISSO A FAVOR DA EDUCAÇÃO, POIS SE ESSES MÉTODOS FOREM USADOS DE FORMA PLANEJADA PELOS PROFESSORES PODEM TRAZER GRANDES CONTRIBUIÇÕES PARA PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. NESTE CONTEXTO, O TRABALHO TAMBÉM VAI TRAZER DISCUSSÕES SOBRE COMO OS PROFESSORES ENSINAM FÍSICA E COMO OS ALUNOS, TRAZENDO UMA DISCUSSÃO DAS DIFICULDADES DO ENSINO E APRENDIZAGEM E SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SE APRENDER FÍSICA. O TRABALHO TAMBÉM VISA VERIFICAR A VIABILIDADE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PHET EM UM ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NA CIDADE DE SÃO RAIMUNDO NONATO.