O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR OS ASPECTOS DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA TAIS COMO PLANEJAMENTO E SABERES DOCENTES. ALÉM DE BUSCAR IDENTIFICAR QUAIS FORAM APRENDIZAGENS CONSTRUÍDAS A PARTIR DO ENSINO REMOTO PELAS RESPONDES. A METODOLOGIA ADOTADA CONSISTIU-SE DE UMA ABORDAGEM DE PESQUISA QUANTI-QUALITATIVA, COMPOSTA POR AMOSTRA NÃO PROBABILÍSTICA, FORMADA POR TRÊS PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO E QUE DESENVOLVERAM ATIVIDADES DE ENSINO REMOTO EM 2020. PARTIMOS DO PRESSUPOSTO QUE O PLANEJAMENTO DE AULA É UM DOS INSTRUMENTOS CONSTITUTIVO DO FAZER PEDAGÓGICO NA SALA DE AULA. DESTA FORMA, A PESQUISA DEMONSTROU QUE TODOS OS RESPONDENTES SE MOSTRAM ENVOLVIDOS COM A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E CONCEBEM O PLANEJAMENTO COMO UMA FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA PROMOVER MELHORIAS TANTO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COMO NA PRÓPRIA PRÁTICA DOCENTE. EM RELAÇÃO ÀS DIFICULDADES QUE AS DOCENTES SE DEPARAM DURANTE O ENSINO REMOTO, AS PROFESSORAS SE MOSTRARAM OTIMISTAS E BUSCARAM REINVENTAR SUA PRÁTICA PARA SE ADEQUAR ÀS METODOLOGIAS DE MODO A RESPONDER ÀS DEMANDAS DO CONTEXTO VIVENCIADO.