O ESTUDO AQUI APRESENTADO FOI DESENVOLVIDO POR MEIO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, COM MÉTODO DE ABORDAGEM QUALITATIVA, CUJO A FINALIDADE É DE COMPREENDER OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO ENSINO A DISTÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA ENFRENTADOS PELA COVID-19. DIANTE DESTA PERSPECTIVA HISTÓRICA ACOMETIDA PELO NOVO CORONAVÍRUS, TRANSFORMAÇÕES E MUDANÇAS NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO OCORRERAM DE FORMA FRENÉTICA, LEVANDO-NOS A REFLETIR MAIS DO QUE NUNCA, O PAPEL PREPONDERANTE DA DOCÊNCIA EXERCIDO NA VIDA DO ESTUDANTE, POIS SABE-SE QUE TODA A ABORDAGEM DO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER DEVE SER CENTRADA NO ALUNO REDEFININDO NOVAS PRÁTICAS E MANEIRAS DE CONDUZIR A APRENDIZAGEM, PERMITINDO NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO AOS QUAIS ULTRAPASSAM AS INÚMERAS BARREIRAS IMPOSTAS POR ANTIGOS PARADIGMAS E O DISTANCIAMENTO. DESTA FORMA, ESTE ESTUDO TRAZ CONCEPÇÕES IMPORTANTES DE APRENDIZAGEM TRAZIDAS POR RENOMADOS PENSADORES COMO: FREIRE (1996), GADOTTI (2012), SAVIANI (2007) E TARDIF (2003) AOS QUAIS BUSCAM PERMEAR CAMINHOS DE FORMA A ENRIQUECER CONHECIMENTOS E CONTRIBUIR PARA O EXERCÍCIO DIÁRIO DA PRÁTICA DOCENTE. ASSIM, DESTACA-SE NESTE ESTUDO TÃO RELEVANTE A PESQUISA DESCRITIVA, POIS O INTUITO É DESCREVER E REGISTRAR INFORMAÇÕES A FIM DE AUXILIAR COM CONTRIBUIÇÕES PREEMINENTES FOMENTANDO DISCUSSÕES E REFLEXÕES DO TEMA AQUI ABORDADO. PORTANTO, DIANTE DESTA ABORDAGEM TÃO SIGNIFICATIVA ESPERA-SE QUE OS RESULTADOS DESTE TRABALHO POSSAM PROMOVER TRANSFORMAÇÕES PERTINENTES PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA E EMANCIPATÓRIA, COM PERSPECTIVAS DE MUDANÇAS AO QUAL O ALUNO SEJA O CENTRO DE TODO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, SUPERANDO OS DESAFIOS ENCONTRADOS NO ENSINO A DISTÂNCIA.