ESTE ESTUDO VISA COMPREENDER O AVANÇO DA AUTONOMIA INTELECTUAL PARA A AUTONOMIA MORAL, COMO SE DÁ ESSE PROCESSO NO AMBIENTE ESCOLAR E QUAIS AS INFLUÊNCIAS DESSE PROCESSO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO. A AUTONOMIA, IMPORTANTE PARA AA FORMAÇÃO DO CIDADÃO, PRECISA SER INCENTIVADA PELA ESCOLA, A FIM DE VIABILIZAR A SOCIALIZAÇÃO ENTRE OS SUJEITOS, QUE PODERÁ SER PROMOVIDA, OU NÃO, PELA PRÁTICA DO PROFESSOR. PARTINDO DO PRESSUPOSTO DE QUE ESSE É UM TEMA ABRANGENTE E SEU ENTENDIMENTO PODE INFLUENCIAR POSITIVAMENTE NO DESENVOLVIMENTO HUMANO, O OBJETIVO DESSA PESQUISA É ESCLARECER ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE AUTONOMIA NA ESCOLA DIANTE DE QUESTÕES ABORDADAS EM DOCUMENTOS OFICIAIS DIRECIONADOS À EDUCAÇÃO ESCOLAR E DE TEORIAS QUE DISCUTEM O ASSUNTO. CARACTERIZA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NA QUAL REVISAMOS E ESTUDAMOS PESQUISAS PUBLICADAS SOBRE A TEMÁTICA COM A FINALIDADE DE AMPLIAR A DISCUSSÃO SOBRE O TEMA E COMPREENDER O PROCESSO DE AUTONOMIA DOS SUJEITOS.