PONDERANDO QUE A BRINCADEIRA É UM DIREITO DA CRIANÇA, ASSEGURADO PELO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA, E QUE SEGUNDO VIGOTSKI (2000) AS POSSIBILIDADES DE SE APROPRIAR E REELABORAR A CULTURA ENCONTRA-SE INICIALMENTE NO BRINCAR, A DISCUSSÃO SOBRE O USO DA MESMA NAS ESCOLAS, TEM-SE DIFUNDIDO A PARTIR DE DIVERSOS TEMAS ASSOCIADOS ÀS QUESTÕES PEDAGÓGICAS, LEVANDO EM CONTA QUE A INFÂNCIA É UMA ETAPA PROPÍCIA PARA QUE AS CRIANÇAS DESENVOLVAM A CRIATIVIDADE ATRAVÉS DA IMAGINAÇÃO E INTERAÇÃO COM AS DEMAIS. COMO OBJETIVO, BUSCOU-SE CONTRIBUIR COM O DEBATE ACERCA DO BRINCAR NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL, EVIDENCIANDO COMO OCORRE A FORMAÇÃO HUMANA NA INFÂNCIA E O PAPEL CRUCIAL QUE A EDUCAÇÃO DESEMPENHA NESSE PROCESSO. COMO PROPOSTA METODOLÓGICA UTILIZOU-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA RESPALDADA NA ABORDAGEM QUALITATIVA. PERCEBE-SE QUE AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI DAR IMPORTÂNCIA À ATIVIDADE SOCIAL, OU SEJA, A ATIVIDADE INDIVIDUAL DERIVARÁ DA ATIVIDADE COLETIVA, UMA VEZ QUE, É POR MEIO DA ATIVIDADE SOCIAL QUE OS SERES HUMANOS RELACIONAM-SE COM A REALIDADE OBJETIVA.