PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PASSARAM A SER TEMA DE DISCUSSÕES NAS MAIS VARIADAS ÁREAS, VISTO QUE AS LEIS QUE GARANTEM DIREITOS E DEVERES A ESTE PÚBLICO SÃO RECENTES. ASSIM, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI REALIZAR UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE PESQUISAS DESENVOLVIDAS EM ANAIS NA ÁREA DE QUÍMICA DO V, VI E VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, COM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA VOLTADA PARA ALUNOS CEGOS E SURDOS FOCANDO A PESQUISA NAS ÁREAS TEMÁTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL; INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE; TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO; DIREITOS HUMANOS E ENSINO DE CIÊNCIAS. APÓS A REVISÃO DOS ARTIGOS, QUE OBEDECIAM AOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO, PERCEBEU-SE QUE EXISTEM POUCOS ESTUDOS NA ÁREA E QUE O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS, TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E DE RECURSO DIDÁTICOS INCLUSIVOS SÃO DE SUMA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE DISCIPLINAS, COMO QUÍMICA, PARA ALUNOS SURDOS E CEGOS.