A PESQUISA SUGERE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM ESCOLAS DO CAMPO INSERIDAS NO BIOMA CERRADO A PARTIR DA VALORIZAÇÃO E APROVEITAMENTO DE FRUTOS DO CERRADO. O OBJETIVO DA PESQUISA É INCENTIVAR A CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DE UM LIVRO DE RECEITAS DE FRUTOS DE ESPÉCIES NATIVAS DO CERRADO ATRAVÉS DE UMA METODOLOGIA TRANSDISCIPLINAR, DESENVOLVENDO DE FORMA PRÁTICA A APRENDIZAGEM DE AGROECOLOGIA, AGROEXTRATIVISMO, E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI À PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, BUSCANDO RESGATAR INFORMAÇÕES DO PROCESSO DE ARTICULAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIAS SUSTENTÁVEIS AGROECOLÓGICAS E EXTRATIVISTAS DE FRUTOS NATIVOS DO CERRADO. FORAM APLICADOS OS IDEAIS DOS EDUCADORES JOHN DEWEY E GADOTTI E O SENTIDO TOPOFÍLICO CRIADO POR YI FU TUAN. CONCLUIMOS QUE AS ESCOLAS DO CAMPO DEVEM SER RESPONSÁVEIS PELA APLICABILIDADE DE AÇÕES EDUCATIVAS VINCULADAS À SUSTENTABILIDADE E A SENSIBILIZAÇÃO DO SUJEITO DO CAMPO PARA QUE ASSUMAM UMA POSTURA DE PRESERVAÇÃO DA NATUREZA.