OS JOGOS DE TABULEIROS BASEADOS NA ESTRAT?GIA PODEM SER CONSIDERADOS IMPORTANTES FEN?MENOS CULTURAIS COM POTENCIAIS EDUCATIVOS. A PARTIR DA BUSCA DO EQUIL?BRIO DAS FUN??ES L?DICA E PEDAG?GICA, CONSIDERAMOS O USO DE JOGOS NA PERSPECTIVA DE LEITURA E COMPREENS?O DE MUNDO COMO RECURSO DID?TICO NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES. NESSE RELATO DE EXPERI?NCIA, APRESENTAMOS DOIS JOGOS TRABALHADOS NO ?MBITO DE UM PROJETO DE EXTENS?O. O JOGO ?STONE AGE? NOS REMETE ? PR?-HIST?RIA POSSIBILITANDO O TRABALHO EM GEST?O DE ALDEIAS, OPERACIONALIZA??O DE CONCEITOS HIST?RICOS E MATEM?TICOS E A SOCIALIZA??O E INTERA??O DOS ESTUDANTES. O JOGO "PANDEMIC" ? BASEADO NA COOPERATIVIDADE ENTRE TODOS OS JOGADORES EM BUSCA DA CURA DE DOEN?AS POR TODO O GLOBO. O CAMINHO METODOL?GICO BASEOU-SE NA PROPOSI??O DE ESTUDO DOS REFERENCIAIS BIBLIOGR?FICOS PERTINENTES ? TEM?TICA, ASSIM COMO A REALIZA??O DE OFICINAS, EM QUE AVALIAMOS A APLICA??O DOS JOGOS DE TABULEIRO COMO FERRAMENTAS PEDAG?GICAS. TEM-SE QUE A NOSSA CHAVE DE INTERPRETA??O SE COLOCA COMO V?LIDA, A PARTIR DOS RESULTADOS APRESENTADOS NAS OFICINAS, SUBLINHANDO A RELEV?NCIA DO FOMENTO DE ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM JOGOS EM INTERFACE COM A EXTENS?O.