Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A (IN)VISIBILIDADE DAS PENSADORAS NOS CURRÍCULOS DO ENSINO MÉDIO: PROBLEMATIZAÇÕES

Palavra-chaves: CURRÍCULO, DOMINAÇÃO MASCULINA, INVISIBILIDADE DAS MULHERES, ENSINO MÉDIO., Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79803
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 478
    "inscrito_id" => 1606
    "titulo" => "A (IN)VISIBILIDADE DAS PENSADORAS NOS CURRÍCULOS DO ENSINO MÉDIO: PROBLEMATIZAÇÕES"
    "resumo" => """
      A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR A (IN)VISIBILIDADE DE PENSADORAS MULHERES NOS CURRÍCULOS DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DAS \r\n
       PERSPECTIVAS DE DOCENTES E DE ESTUDANTES. DISCUTE-SE A AUSÊNCIA DAS  CONTRIBUIÇÕES DE TEORIAS E ACONTECIMENTOS DE REPRESENTANTES MULHERES DURANTE AS AULAS, BEM COMO O  IMPACTO GERADO POR ESSA ESCASSEZ. A REFERIDA PESQUISA TEM COMO NORTEADORES TEÓRICOS MICHELLE PARROT  (2003), PIERRE BOURDIEU (2013) E SAFFIOTI (2002). A ABORDAGEM METODOLÓGICA UTILIZADA É QUALITATIVA, EM QUE FORAM ANALISADAS, A PARTIR DE SUBMISSÕES A QUESTIONÁRIOS, PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES E DE PROFESSORES POR MEIO DA ABORDAGEM DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2005). OS RESULTADOS REVELAM QUE A MAIORIA DOS ENTREVISTADOS APONTARAM A PREDOMINÂNCIA DE ALUSÃO A PENSADORES HOMENS; APESAR DISSO, EVIDENCIA O INTENSO DESEJO DE MUDAR ESTA REALIDADE, ESPECIALMENTE POR PARTE DOS ESTUDANTES. DESTARTE, BUSCA-SE ALERTAR A COMUNIDADE ESCOLAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DE REVISITAR SEUS  CURRÍCULOS A FIM DE VISAR À FORMAÇÃO INTEGRAL DE JOVENS EMANCIPADOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO, DOMINAÇÃO MASCULINA, INVISIBILIDADE DAS MULHERES, ENSINO  MÉDIO., "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA111_ID1606_27072021193909.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS TADEU DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS ALMEIDA"
    "autor_email" => "vinicius.almeida@escolalu"
    "autor_ies" => "ESCOLA LUMINOVA - GRUPO SEB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79803
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 478
    "inscrito_id" => 1606
    "titulo" => "A (IN)VISIBILIDADE DAS PENSADORAS NOS CURRÍCULOS DO ENSINO MÉDIO: PROBLEMATIZAÇÕES"
    "resumo" => """
      A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR A (IN)VISIBILIDADE DE PENSADORAS MULHERES NOS CURRÍCULOS DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DAS \r\n
       PERSPECTIVAS DE DOCENTES E DE ESTUDANTES. DISCUTE-SE A AUSÊNCIA DAS  CONTRIBUIÇÕES DE TEORIAS E ACONTECIMENTOS DE REPRESENTANTES MULHERES DURANTE AS AULAS, BEM COMO O  IMPACTO GERADO POR ESSA ESCASSEZ. A REFERIDA PESQUISA TEM COMO NORTEADORES TEÓRICOS MICHELLE PARROT  (2003), PIERRE BOURDIEU (2013) E SAFFIOTI (2002). A ABORDAGEM METODOLÓGICA UTILIZADA É QUALITATIVA, EM QUE FORAM ANALISADAS, A PARTIR DE SUBMISSÕES A QUESTIONÁRIOS, PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES E DE PROFESSORES POR MEIO DA ABORDAGEM DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2005). OS RESULTADOS REVELAM QUE A MAIORIA DOS ENTREVISTADOS APONTARAM A PREDOMINÂNCIA DE ALUSÃO A PENSADORES HOMENS; APESAR DISSO, EVIDENCIA O INTENSO DESEJO DE MUDAR ESTA REALIDADE, ESPECIALMENTE POR PARTE DOS ESTUDANTES. DESTARTE, BUSCA-SE ALERTAR A COMUNIDADE ESCOLAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DE REVISITAR SEUS  CURRÍCULOS A FIM DE VISAR À FORMAÇÃO INTEGRAL DE JOVENS EMANCIPADOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO, DOMINAÇÃO MASCULINA, INVISIBILIDADE DAS MULHERES, ENSINO  MÉDIO., "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA111_ID1606_27072021193909.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS TADEU DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS ALMEIDA"
    "autor_email" => "vinicius.almeida@escolalu"
    "autor_ies" => "ESCOLA LUMINOVA - GRUPO SEB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR A (IN)VISIBILIDADE DE PENSADORAS MULHERES NOS CURRÍCULOS DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DE DOCENTES E DE ESTUDANTES. DISCUTE-SE A AUSÊNCIA DAS CONTRIBUIÇÕES DE TEORIAS E ACONTECIMENTOS DE REPRESENTANTES MULHERES DURANTE AS AULAS, BEM COMO O IMPACTO GERADO POR ESSA ESCASSEZ. A REFERIDA PESQUISA TEM COMO NORTEADORES TEÓRICOS MICHELLE PARROT (2003), PIERRE BOURDIEU (2013) E SAFFIOTI (2002). A ABORDAGEM METODOLÓGICA UTILIZADA É QUALITATIVA, EM QUE FORAM ANALISADAS, A PARTIR DE SUBMISSÕES A QUESTIONÁRIOS, PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES E DE PROFESSORES POR MEIO DA ABORDAGEM DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2005). OS RESULTADOS REVELAM QUE A MAIORIA DOS ENTREVISTADOS APONTARAM A PREDOMINÂNCIA DE ALUSÃO A PENSADORES HOMENS; APESAR DISSO, EVIDENCIA O INTENSO DESEJO DE MUDAR ESTA REALIDADE, ESPECIALMENTE POR PARTE DOS ESTUDANTES. DESTARTE, BUSCA-SE ALERTAR A COMUNIDADE ESCOLAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DE REVISITAR SEUS CURRÍCULOS A FIM DE VISAR À FORMAÇÃO INTEGRAL DE JOVENS EMANCIPADOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Vinícius Tadeu de Almeida

    Boa Tarde ! Preciso atualizar o meu cuurículo lattes. Contudo não consigo achar o DOI. Há ´possibilidade de fornecer? Grato

    01/02/2022 19:07:19

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.