ESTA PESQUISA SE PROPÕE DISCUTIR A EDUCAÇÃO HOSPITALAR COMO MODALIDADE DE ENSINO HUMANIZADOR, ENTRETANTO ENFRENTA GRANDES DEMANDAS PARA SER INCLUSIVA. APESAR DE ALGUNS ESTUDIOSOS COMPREENDEREM O ENSINO NO AMBIENTE HOSPITALAR COMO NÃO FORMAL, É NESSE ESPAÇO QUE NECESSITA DE MAIOR ORGANIZAÇÃO, ESTRATÉGIAS EFICAZES, TRABALHO QUALIFICADO E COOPERATIVO, EQUILÍBRIO EMOCIONAL E EMPATIA PARA QUE EM MENOR TEMPO TENHA MAIORES RESULTADOS SIGNIFICATIVOS. CONTUDO, UM DOS GRANDES DESAFIOS É A FALTA DE ACESSIBILIDADE. USADA NO SENTIDO AMPLO, DESDE O MOBILIÁRIO AOS ESPAÇOS DE ATENDIMENTO, PRECISAM DE ADAPTAÇÕES; COM VISTAS TAMBÉM ÀS PESSOAS QUE SE RELACIONAM DIRETA OU INDIRETAMENTE COM O ESTUDANTE É PRECISO REPENSAR O SER E O FAZER DE CADA UMA NESTE CENÁRIO EDUCACIONAL. ESTUDO BASILADO EM QUE ASSEGURA A EDUCAÇÃO COMO DIREITO PARA TODOS; INSTITUI AS DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA; LEGISLA SOBRE DIREITOS ESPECÍFICOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA; APRESENTA A ORIGEM DA CLASSE HOSPITALAR E A FUNÇÃO HUMANIZADORA; DISCUTE A IMPORTÂNCIA DA HUMANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO HOSPITALAR. COM TAMBÉM, MOSTRA QUE A EDUCAÇÃO SERÁ INCLUSIVA SE HOUVER MAIOR ACESSIBILIDADE. A PESQUISA É QUALITATIVA DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO EM QUE HÁ DIALOGIA ENTRE O PESQUISADO E O PESQUISADOR. OS RESULTADOS APONTAM PARA A ACESSIBILIDADE, DIÁLOGO E PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO COMO ELEMENTOS IMPRESCINDÍVEIS PARA UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA NO AMBIENTE HOSPITALAR.