A POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL BUSCA AMPLIAR AS CONDIÇÕES DE PERMANÊNCIA DE JOVENS EM VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO TODO O PAÍS. ESTE TRABALHO TEM CARÁTER EXPLORATÓRIO, RESULTADO DA ANÁLISE DE DADOS DE ATENDIMENTOS REALIZADOS PELO SERVIÇO SOCIAL NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, CAMPUS QUIXADÁ, ENTRE OS ANOS DE 2018 E 2019, E REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO E DE TEXTOS CIENTÍFICOS SOBRE A EXECUÇÃO DESSA POLÍTICA EM OUTRAS UNIVERSIDADES. DESTACARAM-SE OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS JOVENS ORIUNDOS DAS CLASSES POPULARES AO INGRESSAREM NA UNIVERSIDADE PÚBLICA, EM ESPECIAL NO CONTEXTO DESTE CAMPUS, EM QUE CONCORREM LIMITAÇÕES FINANCEIRAS, DIFICULDADES DE APRENDIZADO E FATORES SOCIOEMOCIONAIS COMO DETERMINANTES PARA A PERMANÊNCIA E ÊXITO ACADÊMICO DOS JOVENS ATENDIDOS NO ÂMBITO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL. CONCLUI-SE SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS ATENDIMENTOS REALIZADOS PELO SERVIÇO SOCIAL QUE ULTRAPASSEM A DIMENSÃO DA CONCESSÃO DE AUXÍLIO FINANCEIRO, EM CONJUNTO COM OUTRAS INICIATIVAS INSTITUCIONAIS QUE BUSCAM INVESTIGAR E DAR VISIBILIDADE ÀS TRAJETÓRIAS DE VIDA DESSES SUJEITOS, COM VISTAS À CONSTRUÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA, PLURAL E DEMOCRÁTICA.