O PRESENTE ESTUDO ABORDA A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL, PRINCIPALMENTE PARA A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. , O ESTUDO É CLASSIFICADO COMO QUALI-QUANTITATIVO E DESCRITIVO, NO QUAL SE PERMITIU COMPREENDER-SE E NOTAR COMO O CONTEXTO DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL VEM SENDO ENCARADO . O ATO DE BRINCAR É UM MEIO DE COMUNICAÇÃO QUE PERMITE QUE A CRIANÇA APRENDA E SE DESENVOLVA INTEGRALMENTE, NO QUAL DESENVOLVE SUAS CAPACIDADES FÍSICAS, CULTURAIS, SOCIAIS, AFETIVAS, EMOCIONAL E COGNITIVA. MAIS DO QUE ISSO, O BRINCAR PERMITE A CRIANÇA DESENVOLVER ÁREAS DE SUA PERSONALIDADE ,COMO A AFETIVA, MOTRICIDADE, INTELIGÊNCIA, SOCIABILIDADE E CRIATIVIDADE, ONDE TAMBÉM OCORRE O DESENVOLVIMENTO DA SUA AUTONOMIA, DA IDENTIDADE E DE SUA INTERAÇÃO COM OUTRAS PESSOAS. POR FIM ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ,ABORDAR A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENFOCANDO O BRINCAR DURANTE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA ENQUANTO SER HUMANO, E SUA CONTRIBUIÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENFATIZANDO ASSIM, QUE ATRAVÉS DO BRINCAR A CRIANÇA TRABALHA A CONSTRUÇÃO DE SEU CARÁTER , DESENVOLVIMENTO MORAL E SOCIAL SOBRE O MUNDO AO SEU REDOR. O BRINCAR COMO RECURSO PEDAGÓGICO É DE SUMA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO E NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA . NO QUAL ESTAS ATIVIDADES CONTRIBUEM PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E AINDA PROPORCIONA MOMENTOS DE DIVERSÃO, LÚDICOS E PRAZEROSOS PARA A CRIANÇA PARA SEU DESENVOLVIMENTO.