APRESENTAMOS ALGUMAS PONDERAÇÕES RELACIONADAS A PESQUISA QUE ESTAMOS DESENVOLVENDO NO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CURRÍCULO E GESTÃO DA ESCOLA BÁSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, QUE OBJETIVA ANALISAR AS MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS PRESENTES NAS TRÊS VERSÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR/BBCC NO QUE TANGE AS CONCEPÇÕES E CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. A PESQUISA ESTÁ PAUTADA EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CUNHO DOCUMENTAL. ESSE RESUMO APRESENTA A PESQUISA, O PERCURSO METODOLÓGICO E CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS ACERCA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PAUTADAS EM DOCUMENTOS COMO AS TRÊS VERSÕES DA BNCC E EM AUTORES COMO CURY; REIS E ZANARDI (2018); MACEDO (2019) E LAZARETTI (2020) QUE TRATAM DO TEMA DE NOSSA PESQUISA BNCC. EM SEGUIDA APRESENTAMOS ALGUNS RESULTADOS E DISCUSSÕES, ACERCA DAS PERMANÊNCIAS, MUDANÇAS E ALTERAÇÕES APRESENTADAS NAS QUESTÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL QUE PERMEIAM AS VERSÕES DA BNCC CONSIDERANDO, ENTRETANTO, QUE A PESQUISA AINDA ESTÁ EM ANDAMENTO, E POR FIM TECEMOS AS CONSIDERAÇÕES FINAIS.