A SOCIEDADE ESTÁ EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO, POR ISSO, PARTIMOS DA PREMISSA QUE A EDUCAÇÃO TRANSFORMA A VIDA DAS PESSOAS, E OS INDIVÍDUOS SURDOS FAZEM PARTE DESSA SOCIEDADE E ESTÃO PRESENTES NAS ESCOLAS REGULARES. SENDO ASSIM, SE FAZ RELEVANTE FOMENTAR O DEBATE ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA LIBRAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DESSES ESTUDANTES. DESSA FORMA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI IDENTIFICAR AS DIFICULDADES DO PROFESSOR OUVINTE, DA SALA DE AULA REGULAR, NO TRABALHO COM A LIBRAS EM PROL DO EDUCANDO SURDO, A FIM DE PROMOVER UMA REFLEXÃO NO QUE TANGE O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, A COMUNICAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DOS SURDOS NUMA PERSPECTIVA BILÍNGUE: LÍNGUA DE SINAIS-L1 E LÍNGUA PORTUGUESA-L2. A METODOLOGIA EMPREGADA CONSTITUIU-SE EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA OBSERVANDO OS DESAFIOS COLOCADOS PELA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (2008), QUE TEM COMO OBJETIVO FUNDAMENTAL, O DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ACOLHER TODAS AS DIFERENÇAS EM AMBIENTES QUE PROPICIEM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS. DE ACORDO COM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL EM SEU ARTIGO 205, E O ARTIGO 208, INCISO III, DIZ QUE “ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA, PREFERENCIALMENTE NA REDE REGULAR DE ENSINO”. APÓS PESQUISAS E LEITURAS REALIZADAS SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS, CONCLUÍMOS O QUANTO É FUNDAMENTAL E IMPORTANTE A EFETIVAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, A FIM DE REPARAR E CORRIGIR EQUÍVOCOS OCORRIDOS AO LONGO DA HISTÓRIA VIVENCIADOS PELOS SURDOS.