A PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA FAVORECE A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ESTUDANTE, SENDO UMA PRÁTICA FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL. O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DOS INSTITUTOS FEDERAIS PROPORCIONADAS PELA PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. A METODOLOGIA ADOTADA FOI A REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA POR SER UMA ALTERNATIVA MAIS FLEXÍVEL, QUE NÃO REQUER UM PROCESSO RIGOROSO PARA SEU DESENVOLVIMENTO. OS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE OS ESTUDANTES QUE PARTICIPAM DE PESQUISAS CIENTÍFICAS APRESENTAM CONDIÇÕES DE ANALISAR, INTERPRETAR, CRITICAR, REFLETIR, CRIAR, APRENDER, BUSCAR SOLUÇÕES E PROPOR ALTERNATIVAS, ESTANDO FORTALECIDOS PELA INVESTIGAÇÃO E RESPONSABILIDADE QUE ASSUMEM PERANTE AS AÇÕES PLANEJADAS PELOS DOCENTES DURANTE A REALIZAÇÃO DE PESQUISAS. AINDA, QUE A PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA É UM ELEMENTO INTEGRADOR, QUE QUANDO UTILIZADO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA AUXILIA NA FORMAÇÃO E CONTRIBUI NA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DO ESTUDANTE, TORNANDO-O PROTAGONISTA COM UM PAPEL ATIVO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. PORTANTO, TAL PRÁTICA DEVE SER CADA VEZ MAIS INCENTIVADA E ATÉ AMPLIADA, POIS AJUDA SIGNIFICATIVAMENTE NA ESCOLARIZAÇÃO COM EFETIVA QUALIDADE E, CONSEQUENTEMENTE, NA PERMANÊNCIA DOS JOVENS NESSE NÍVEL DE ENSINO.