ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FAZER UMA ANÁLISE INICIAL A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), TENDO COMO PONTO DE PARTIDA AS CONCEPÇÕES DE ORGANIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO ESCOLAR QUE LEVE EM CONSIDERAÇÃO AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PROPOSTA PELO DOCUMENTO, PARA QUE ASSIM POSSAM SER GARANTIDO O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO EM SUA TOTALIDADE COGNITIVA, SOCIAL, MOTORA E CULTURAL. O DOCUMENTO CARREGA UMA VISÃO DE BUSCA PELA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS RESPEITANDO AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS DE CADA UM, EM RELAÇÃO A FORMA COM QUE CADA EDUCANDO IRÁ APRENDER SOBRE DETERMINADO ASSUNTO. COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, UTILIZOU-SE A ANÁLISE DOCUMENTAL. A ANÁLISE REALIZADA MOSTRA OS IMPORTANTES PONTOS QUE A BASE CARREGA, APONTADOS POR ALGUNS AUTORES ENTRELAÇADOS AO PROCESSO EDUCACIONAL, REFORÇANDO O CARÁTER DEMOCRÁTICO, AS IMPLICAÇÕES NO EXERCÍCIO DA NOVA PROPOSTA, E SUA CONSTRUÇÃO DE FATORES QUE DEVEM COMPOR, ESPECIFICAMENTE, A EDUCAÇÃO INFANTIL.