Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE ESTUDO DE CASO PARA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS EM QUÍMICA DOS MATERIAIS E PRODUÇÃO DE TIJOLO ECOLÓGICO

Palavra-chaves: ESTUDO DE CASO, ENSINO DE QUÍMICA, CBC, , Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80999
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2054
    "inscrito_id" => 8048
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE ESTUDO DE CASO PARA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS EM QUÍMICA DOS MATERIAIS E PRODUÇÃO DE TIJOLO ECOLÓGICO"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO BUSCA ABORDAR A METODOLOGIA DO ESTUDO DE CASO (EC), M?TODO BASEADO NA PROBLEMATIZA??O DO ENSINO, UM DOS MECANISMOS ATIVOS DE APRENDIZAGEM QUE TEM GANHADO EVID?NCIA NOS ?LTIMOS ANOS POR DISCUTIR OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE UM PONTO DE VISTA DIFERENTE DOS HABITUAIS M?TODOS TRADICIONAIS. DIANTE DISSO, AO LONGO DESTE ARTIGO, SER? APRESENTADA A RESOLU??O DE UM CASO PROPOSTO NAS DISCIPLINAS DE PROJETOS INTEGRADORES QUE TRATA DA REUTILIZA??O DA CINZA DO BAGA?O DE CANA DE A??CAR (CBCA) COMO SUPLEMENTO NA PRODU??O DE TIJOLO ECOL?GICO. ESSA PROPOSTA DE SOLU??O DO CASO POSSIBILITOU A DISCUSS?O DAS PRINCIPAIS CONTRIBUI??ES DA UTILIZA??O DA METODOLOGIA PARA A FORMA??O INTEGRAL DO ALUNO. AO FINAL, FOI POSS?VEL INFERIR AS POTENCIALIDADES DO EC REFERENTES AO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COMO ARGUMENTA??O, ORAT?RIA E ESCRITA, TRABALHO EM GRUPO, PROTAGONISMO, AL?M DA CAPACITA??O PARA O EXERC?CIO DA DOC?NCIA EM TEMPOS DE BNCC. DE FATO, ESTE M?TODO NOS PARECEU ADEQUADO E EFICIENTE AO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE CONSTRU??O DE RELA??O SIGNIFICATIVA ENTRE O QUE ? ENSINADO COM O QUE ? VIVIDO NA PR?TICA PELO ALUNO, FAZENDO COM QUE A EFICIENTE DO ENSINO SEJA EVIDENCIADA PELO GRAU DE SIGNIFIC?NCIA EXERCIDA A ESTE PROCESSO COMPLEXO DE ENSINO E APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ESTUDO DE CASO, ENSINO DE QUÍMICA, CBC, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID8048_30092021084016.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE SANTOS DA SILVA"
    "autor_email" => "viviane.santos.silva2018@"
    "autor_ies" => "UFAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80999
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2054
    "inscrito_id" => 8048
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE ESTUDO DE CASO PARA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS EM QUÍMICA DOS MATERIAIS E PRODUÇÃO DE TIJOLO ECOLÓGICO"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO BUSCA ABORDAR A METODOLOGIA DO ESTUDO DE CASO (EC), M?TODO BASEADO NA PROBLEMATIZA??O DO ENSINO, UM DOS MECANISMOS ATIVOS DE APRENDIZAGEM QUE TEM GANHADO EVID?NCIA NOS ?LTIMOS ANOS POR DISCUTIR OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE UM PONTO DE VISTA DIFERENTE DOS HABITUAIS M?TODOS TRADICIONAIS. DIANTE DISSO, AO LONGO DESTE ARTIGO, SER? APRESENTADA A RESOLU??O DE UM CASO PROPOSTO NAS DISCIPLINAS DE PROJETOS INTEGRADORES QUE TRATA DA REUTILIZA??O DA CINZA DO BAGA?O DE CANA DE A??CAR (CBCA) COMO SUPLEMENTO NA PRODU??O DE TIJOLO ECOL?GICO. ESSA PROPOSTA DE SOLU??O DO CASO POSSIBILITOU A DISCUSS?O DAS PRINCIPAIS CONTRIBUI??ES DA UTILIZA??O DA METODOLOGIA PARA A FORMA??O INTEGRAL DO ALUNO. AO FINAL, FOI POSS?VEL INFERIR AS POTENCIALIDADES DO EC REFERENTES AO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COMO ARGUMENTA??O, ORAT?RIA E ESCRITA, TRABALHO EM GRUPO, PROTAGONISMO, AL?M DA CAPACITA??O PARA O EXERC?CIO DA DOC?NCIA EM TEMPOS DE BNCC. DE FATO, ESTE M?TODO NOS PARECEU ADEQUADO E EFICIENTE AO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE CONSTRU??O DE RELA??O SIGNIFICATIVA ENTRE O QUE ? ENSINADO COM O QUE ? VIVIDO NA PR?TICA PELO ALUNO, FAZENDO COM QUE A EFICIENTE DO ENSINO SEJA EVIDENCIADA PELO GRAU DE SIGNIFIC?NCIA EXERCIDA A ESTE PROCESSO COMPLEXO DE ENSINO E APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ESTUDO DE CASO, ENSINO DE QUÍMICA, CBC, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID8048_30092021084016.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE SANTOS DA SILVA"
    "autor_email" => "viviane.santos.silva2018@"
    "autor_ies" => "UFAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE TRABALHO BUSCA ABORDAR A METODOLOGIA DO ESTUDO DE CASO (EC), M?TODO BASEADO NA PROBLEMATIZA??O DO ENSINO, UM DOS MECANISMOS ATIVOS DE APRENDIZAGEM QUE TEM GANHADO EVID?NCIA NOS ?LTIMOS ANOS POR DISCUTIR OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE UM PONTO DE VISTA DIFERENTE DOS HABITUAIS M?TODOS TRADICIONAIS. DIANTE DISSO, AO LONGO DESTE ARTIGO, SER? APRESENTADA A RESOLU??O DE UM CASO PROPOSTO NAS DISCIPLINAS DE PROJETOS INTEGRADORES QUE TRATA DA REUTILIZA??O DA CINZA DO BAGA?O DE CANA DE A??CAR (CBCA) COMO SUPLEMENTO NA PRODU??O DE TIJOLO ECOL?GICO. ESSA PROPOSTA DE SOLU??O DO CASO POSSIBILITOU A DISCUSS?O DAS PRINCIPAIS CONTRIBUI??ES DA UTILIZA??O DA METODOLOGIA PARA A FORMA??O INTEGRAL DO ALUNO. AO FINAL, FOI POSS?VEL INFERIR AS POTENCIALIDADES DO EC REFERENTES AO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COMO ARGUMENTA??O, ORAT?RIA E ESCRITA, TRABALHO EM GRUPO, PROTAGONISMO, AL?M DA CAPACITA??O PARA O EXERC?CIO DA DOC?NCIA EM TEMPOS DE BNCC. DE FATO, ESTE M?TODO NOS PARECEU ADEQUADO E EFICIENTE AO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE CONSTRU??O DE RELA??O SIGNIFICATIVA ENTRE O QUE ? ENSINADO COM O QUE ? VIVIDO NA PR?TICA PELO ALUNO, FAZENDO COM QUE A EFICIENTE DO ENSINO SEJA EVIDENCIADA PELO GRAU DE SIGNIFIC?NCIA EXERCIDA A ESTE PROCESSO COMPLEXO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.