O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO NO CAMPO DA DIDÁTICA, MAIS PRECISAMENTE NO USO E BENEFÍCIOS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) PARA O ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS. NO CASO DO RESUMO EXPANDIDO, ESSE GÊNERO É O MEME, O QUAL SERVIRIA DE AUXILIA NAS AULAS DE LITERATURA. SERVIU COMO REFERENCIAL TEÓRICO, OS AUTORES BRANDÃO (2003); MENEGOLLA (2014); DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY (2004); E KLEIMAN, CENICEROS, TINOCO (2013). OS PROCEDIMENTOS REALIZADOS VÃO DESDE A COLETA DE EXEMPLARES DOS MEMES EM REDES SOCIAIS ATÉ A RECOLHIMENTO DE ESBOÇOS DO GÊNERO QUE SERIAM PREENCHIDOS PELOS ALUNOS COMO PRODUÇÃO FINAL DA SD. POR FIM, A TURMA CRIARIA UM PERFIL NA REDE SOCIAL INSTAGRAM PARA A PUBLICAÇÃO DOS MEMES PRODUZIDOS. EMBORA A UTILIZAÇÃO DA SD SEJA DE MUITA IMPORTÂNCIA PARA A ORGANIZAÇÃO DA AULA, É NECESSÁRIO QUE O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO NÃO SE APEGUE SOMENTE A ELA, POIS ALGO PODE NÃO SAIR COMO O ESPERADO. ALÉM DE AS AULAS SEREM PLANEJADAS DE ACORDO COM A REALIDADE DOS ALUNOS E DA ESCOLA.