Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CHARGE COMO RECURSO PEDAGÓGICO PRODUTIVO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS

Palavra-chaves: SURDEZ;, EDUCAÇÃO INCLUSIVA;, LETRAMENTO CRÍTICO;, LETRAMENTO VISUAL;, CHARGE Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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      QUE POSSIBILITEM SUA ATUAÇÃO EFICAZ EM DIVERSOS CONTEXTOS, COMO NO ENSINO DE ALUNOS SURDOS. A\r\n
      UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS INCLUSIVAS, EM VIRTUDE DA SUA PRESENÇA CADA VEZ MAIS FREQUENTE NAS\r\n
      ESCOLAS, INCENTIVADA POR LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA, DEMANDA HOJE UM OLHAR MAIS ATENTO. O SURDO É\r\n
      COMPREENDIDO COMO UM SER ALTAMENTE VISUAL, O QUE EXIGE DO PROFESSOR UM ARSENAL DE\r\n
      FERRAMENTAS DIVERSAS, ÚTEIS PARA DEMONSTRAR TANTO PARA SURDOS QUANTO PARA OUVINTES UM CONTEÚDO\r\n
      DIVERSIFICADO, SEM PERDA DE QUALIDADE PARA OS NÃO-OUVINTES. CONTUDO, ENFOCAMOS, NESTE\r\n
      TRABALHO, A UTILIZAÇÃO DE CHARGES EM SALAS BILÍNGUES, COM A PRESENÇA DE SURDOS, POIS ESTE GÊNERO\r\n
      ABORDA DIVERSOS TEMAS RELEVANTES DO COTIDIANO, COM UMA COMPREENSÃO QUE NECESSARIAMENTE\r\n
      CONVERSA COM O VISUAL, DEMONSTRANDO, COM RECURSOS VERBAIS E NÃO-VERBAIS, AQUILO QUE SE QUER\r\n
      DIZER. CONSIDERANDO SUA LARGA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA, BUSCAMOS AQUI SALIENTAR O SEU PAPEL\r\n
      PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO VISUAL NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE SURDOS. PORTANTO,\r\n
      PARTIMOS DE UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA INTERPRETATIVISTA E TEMATIZAMOS O SURDO\r\n
      COMO UM SUJEITO VISUAL (STROBEL, 2009); OS CONCEITOS DE LETRAMENTO VISUAL E DE\r\n
      MULTIMODALIDADE (ARAÚJO, 2014; LEBEDEFF, 2017); E A CHARGE (CAVALCANTI, 2008;\r\n
      LANDMANN, 2012; ROMUALDO, 2020). POR SE TRATAR DE UM GÊNERO MULTIMODAL, O NOSSO\r\n
      ARGUMENTO É DE QUE A CHARGE REPRESENTA PARA O ALUNO SURDO UMA FERRAMENTA PODEROSA NA\r\n
      COMPREENSÃO CRÍTICA, NA LEITURA DE FIGURAS DE LINGUAGEM, COMO A IRONIA E O SARCASMO, JÁ QUE SUA\r\n
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A ATUAÇÃO DE QUALQUER PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO REQUER UMA SÉRIE DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUE POSSIBILITEM SUA ATUAÇÃO EFICAZ EM DIVERSOS CONTEXTOS, COMO NO ENSINO DE ALUNOS SURDOS. A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS INCLUSIVAS, EM VIRTUDE DA SUA PRESENÇA CADA VEZ MAIS FREQUENTE NAS ESCOLAS, INCENTIVADA POR LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA, DEMANDA HOJE UM OLHAR MAIS ATENTO. O SURDO É COMPREENDIDO COMO UM SER ALTAMENTE VISUAL, O QUE EXIGE DO PROFESSOR UM ARSENAL DE FERRAMENTAS DIVERSAS, ÚTEIS PARA DEMONSTRAR TANTO PARA SURDOS QUANTO PARA OUVINTES UM CONTEÚDO DIVERSIFICADO, SEM PERDA DE QUALIDADE PARA OS NÃO-OUVINTES. CONTUDO, ENFOCAMOS, NESTE TRABALHO, A UTILIZAÇÃO DE CHARGES EM SALAS BILÍNGUES, COM A PRESENÇA DE SURDOS, POIS ESTE GÊNERO ABORDA DIVERSOS TEMAS RELEVANTES DO COTIDIANO, COM UMA COMPREENSÃO QUE NECESSARIAMENTE CONVERSA COM O VISUAL, DEMONSTRANDO, COM RECURSOS VERBAIS E NÃO-VERBAIS, AQUILO QUE SE QUER DIZER. CONSIDERANDO SUA LARGA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA, BUSCAMOS AQUI SALIENTAR O SEU PAPEL PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO VISUAL NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE SURDOS. PORTANTO, PARTIMOS DE UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA INTERPRETATIVISTA E TEMATIZAMOS O SURDO COMO UM SUJEITO VISUAL (STROBEL, 2009); OS CONCEITOS DE LETRAMENTO VISUAL E DE MULTIMODALIDADE (ARAÚJO, 2014; LEBEDEFF, 2017); E A CHARGE (CAVALCANTI, 2008; LANDMANN, 2012; ROMUALDO, 2020). POR SE TRATAR DE UM GÊNERO MULTIMODAL, O NOSSO ARGUMENTO É DE QUE A CHARGE REPRESENTA PARA O ALUNO SURDO UMA FERRAMENTA PODEROSA NA COMPREENSÃO CRÍTICA, NA LEITURA DE FIGURAS DE LINGUAGEM, COMO A IRONIA E O SARCASMO, JÁ QUE SUA ESTRUTURA COMPOSICIONAL SE DÁ BASEADA NA IMAGEM.

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