NINGUÉM ESCAPA DA EDUCAÇÃO, BEM COMO O GRANDE PENSADOR CARLOS BRANDÃO JÁ HAVIA DITO. A EDUCAÇÃO É UM DOS PRINCIPAIS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A FORMAÇÃO DO SER. ISTO É, PRINCIPAL INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO, PODENDO PORTANTO TRANSFORMAR A REALIDADE NÃO SÓ DE UM INDIVÍDUO, MAS DE TODA UMA SOCIEDADE. POR ISSO, ELA ASSUME UM PAPEL DE EXTREMA IMPORTÂNCIA NO QUE SE REFERE À ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA SOCIAL. DESSA FORMA, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER A EDUCAÇÃO BRASILEIRA FAZENDO UMA COMPARAÇÃO DE COMO ELA SE DEU NO PERÍODO DA DITADURA MILITAR E COMO ELA SE FEZ NO PRESENTE MOMENTO, SEMELHANÇAS QUE AMEAÇAM O DIREITO À CIDADANIA, IGUALDADE SOCIAL E OUTROS ASPECTOS IDEOLÓGICOS QUE IREMOS APROFUNDAR. PARA TANTO, TEMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO OS AUTORES SAVIANI (2008) E ROMANELLI (2201). DESTARTE, OS RESULTADOS PRELIMINARES SÃO DE NÃO SÓ ANALISAR AS DUAS REALIDADES TEMPORAIS COMO TAMBÉM BUSCAMOS FOMENTAR A DISCUSSÃO PEDAGÓGICA-HISTÓRICA-SOCIOLÓGICA DO QUE A DITADURA CAUSOU E VEM DANDO SUPORTE PARA NOVAS FACETAS VELADAS NO ATUAL CONTEXTO SÓCIO-POLÍTICO BRASILEIRO, TRAÇANDO UM PARALELO ENTRE A RETIRADA DE DISCIPLINAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS NOS ANOS REFERENTES AO REGIME DITATORIAL E A TENTATIVA DE REPETIR NO ATUAL GOVERNO.