Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DISCUTINDO E IDENTIFICANDO SABERES DOCENTES NA EJA À LUZ DE FREIRE, MELO, LIBÂNEO E TARDIF

Palavra-chaves: PLANEJAMENTO, SABERES DOCENTES, EJA, , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80005
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 718
    "inscrito_id" => 951
    "titulo" => "DISCUTINDO E IDENTIFICANDO SABERES DOCENTES NA EJA À LUZ DE  FREIRE, MELO, LIBÂNEO E TARDIF"
    "resumo" => "A PESQUISA APRESENTADA NESTE ARTIGO TEM BUSCOU RESPONDER A SEGUINTE QUESTÃO: QUAIS AS CONCEPÇÕES E OS SABERES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) QUE EMBASAM SUA PRÁTICA E QUAIS AS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO REMOTO NA EJA? TIVEMOS COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DA EJA BEM COMO OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19. NA METODOLOGIA FOI REALIZADA A PESQUISA QUALITATIVA DE CAMPO ENVOLVENDO A BIBLIOGRAFIA. JÁ O INSTRUMENTO DE COLETA UTILIZADO FOI O QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO SOBRE PLANEJAMENTO NA DOCÊNCIA, SABERES DA FORMAÇÃO ARTICULADOS AOS SABERES EXPERIENCIAIS DOS ENTREVISTADOS. NO REFERENCIAL TEÓRICO PROCURAMOS APRESENTAR UM VIÉS DIALÓGICO ENTRE OS SABERES DOCENTES DE EDUCADORES ATUANTES NA MODALIDADE EJA DIALOGANDO COM OS AUTORES FREIRE (1981), MELO (2020),LIBÂNEO (2008) E TARDIF (2014). NAS ANÁLISES, OS PROFESSORES AFIRMARAM QUE POSSUÍAM SABERES DOCENTES E REALIZAVAM O PLANEJAMENTO,  CONTUDO, ATENDERAM PARCIALMENTE A VISÃO DOS AUTORES E HOUVERAM DIFICULDADES PARA ADAPTAÇÃO NO ENSINO REMOTO. NAS CONSIDERAÇÕES, FOI EVIDENCIANDO A FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA EJA PARA OFERTAR FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS DOCENTES INFLUENCIANDO DIRETAMENTE NO PLANEJAMENTO E NAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA, SEJA NA MODALIDADE PRESENCIAL OU REMOTA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO, SABERES DOCENTES, EJA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA102_ID951_29072021124438.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREIA DE ANDRADE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ANDREIA DE ANDRADE LIMA"
    "autor_email" => "deia44989@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFAPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80005
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 718
    "inscrito_id" => 951
    "titulo" => "DISCUTINDO E IDENTIFICANDO SABERES DOCENTES NA EJA À LUZ DE  FREIRE, MELO, LIBÂNEO E TARDIF"
    "resumo" => "A PESQUISA APRESENTADA NESTE ARTIGO TEM BUSCOU RESPONDER A SEGUINTE QUESTÃO: QUAIS AS CONCEPÇÕES E OS SABERES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) QUE EMBASAM SUA PRÁTICA E QUAIS AS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO REMOTO NA EJA? TIVEMOS COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DA EJA BEM COMO OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19. NA METODOLOGIA FOI REALIZADA A PESQUISA QUALITATIVA DE CAMPO ENVOLVENDO A BIBLIOGRAFIA. JÁ O INSTRUMENTO DE COLETA UTILIZADO FOI O QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO SOBRE PLANEJAMENTO NA DOCÊNCIA, SABERES DA FORMAÇÃO ARTICULADOS AOS SABERES EXPERIENCIAIS DOS ENTREVISTADOS. NO REFERENCIAL TEÓRICO PROCURAMOS APRESENTAR UM VIÉS DIALÓGICO ENTRE OS SABERES DOCENTES DE EDUCADORES ATUANTES NA MODALIDADE EJA DIALOGANDO COM OS AUTORES FREIRE (1981), MELO (2020),LIBÂNEO (2008) E TARDIF (2014). NAS ANÁLISES, OS PROFESSORES AFIRMARAM QUE POSSUÍAM SABERES DOCENTES E REALIZAVAM O PLANEJAMENTO,  CONTUDO, ATENDERAM PARCIALMENTE A VISÃO DOS AUTORES E HOUVERAM DIFICULDADES PARA ADAPTAÇÃO NO ENSINO REMOTO. NAS CONSIDERAÇÕES, FOI EVIDENCIANDO A FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA EJA PARA OFERTAR FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS DOCENTES INFLUENCIANDO DIRETAMENTE NO PLANEJAMENTO E NAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA, SEJA NA MODALIDADE PRESENCIAL OU REMOTA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO, SABERES DOCENTES, EJA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA102_ID951_29072021124438.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREIA DE ANDRADE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ANDREIA DE ANDRADE LIMA"
    "autor_email" => "deia44989@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFAPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A PESQUISA APRESENTADA NESTE ARTIGO TEM BUSCOU RESPONDER A SEGUINTE QUESTÃO: QUAIS AS CONCEPÇÕES E OS SABERES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) QUE EMBASAM SUA PRÁTICA E QUAIS AS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO REMOTO NA EJA? TIVEMOS COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DA EJA BEM COMO OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19. NA METODOLOGIA FOI REALIZADA A PESQUISA QUALITATIVA DE CAMPO ENVOLVENDO A BIBLIOGRAFIA. JÁ O INSTRUMENTO DE COLETA UTILIZADO FOI O QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO SOBRE PLANEJAMENTO NA DOCÊNCIA, SABERES DA FORMAÇÃO ARTICULADOS AOS SABERES EXPERIENCIAIS DOS ENTREVISTADOS. NO REFERENCIAL TEÓRICO PROCURAMOS APRESENTAR UM VIÉS DIALÓGICO ENTRE OS SABERES DOCENTES DE EDUCADORES ATUANTES NA MODALIDADE EJA DIALOGANDO COM OS AUTORES FREIRE (1981), MELO (2020),LIBÂNEO (2008) E TARDIF (2014). NAS ANÁLISES, OS PROFESSORES AFIRMARAM QUE POSSUÍAM SABERES DOCENTES E REALIZAVAM O PLANEJAMENTO, CONTUDO, ATENDERAM PARCIALMENTE A VISÃO DOS AUTORES E HOUVERAM DIFICULDADES PARA ADAPTAÇÃO NO ENSINO REMOTO. NAS CONSIDERAÇÕES, FOI EVIDENCIANDO A FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA EJA PARA OFERTAR FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS DOCENTES INFLUENCIANDO DIRETAMENTE NO PLANEJAMENTO E NAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA, SEJA NA MODALIDADE PRESENCIAL OU REMOTA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.