A PROPOSTA DE INTERVEN??O DESTE PROJETO, CONTRIBUIU NO PROCESSO EDUCATIVO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ?MBITO FORMAL E N?O FORMAL DA EDUCA??O. BUSCOU TRABALHAR COM OS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO M?DIO EM TEMPO INTEGRAL PADRE JOS? ALVES DE MAC?DO (LOCALIZADA NA CIDADE DE IC? ? CE), QUEST?ES RELACIONADAS AO PATRIM?NIO CULTURAL DE IC?, TENDO COMO PRINCIPAL ELEMENTO DID?TICO O ACERVO P?BLICO MUNICIPAL E DEMAIS REPARTI??ES P?BLICAS QUE INTEGRAM AO PATRIM?NIO CULTURAL DA CIDADE. COM O OBJETIVO DE FOMENTAR A TEM?TICA DA EDUCA??O PATRIMONIAL, UNINDO TEORIA E PR?TICA, REFERENTE AOS CONHECIMENTOS SOBRE O PATRIM?NIO, ACERVO E MEM?RIA NOS M?LTIPLOS ESPA?OS EDUCATIVOS, ENFATIZAMOS A IMPORT?NCIA DESSAS A??ES DE EDUCA??O PARA O PATRIM?NIO COMO UM FACILITADOR DOS DI?LOGOS E ENSINAMENTOS DA TEM?TICA. PARA ISSO, OPTAMOS POR UMA METODOLOGIA DIVERSIFICADA, PROPONDO O INCENTIVO DE CONHECIMENTO CR?TICO E EMANCIPADOR, ATRAV?S DAS DISCUSS?ES E PESQUISAS NO ARQUIVO, EVIDENCIANDO O CONTATO DIRETO COM AS FONTES ARQUIVISTAS. BUSCAMOS ENVOLVER A COMUNIDADE ESCOLAR NAS A??ES QUE TEM COMO FOCO A VALORIZA??O, PRESERVA??O E UTILIZA??O DOS ESPA?OS, PROPONDO O USO DESSAS FERRAMENTAS EDUCATIVAS, UMA VEZ QUE A EDUCA??O ? CONSIDERADA O PRINCIPAL CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE. DESTACAMOS COMO RESULTADOS A PROMO??O DO SABER HIST?RICO EM SUAS MAIS VARIADAS DIMENS?ES, DECORRENDO NUM DEBATE COLETIVO CONT?NUO, LIGADO ? HIST?RIA E ? IDENTIDADE CULTURAL DOS DIFERENTES SUJEITOS QUE INTEGRAM A COMUNIDADE ICOENSE.
PALAVRAS-CHAVE: EDUCA??O PATRIMONIAL, PATRIM?NIO CULTURAL, IC?.