COM UMA POPULAÇÃO MUNDIAL DE 7.700 BILHÕES DE PESSOAS E RECURSOS NATURAIS QUASE QUE LIMITADOS, NÓS, COMO INDIVÍDUOS E SOCIEDADES, PRECISAMOS APRENDER A VIVER JUNTOS DE FORMA SUSTENTÁVEL. DEVEMOS TOMAR MEDIDAS COM RESPONSABILIDADE, COM BASE NO ENTENDIMENTO DE QUE O QUE FAZEMOS HOJE PODE TER IMPLICAÇÕES NA VIDA DAS PESSOAS E DO PLANETA NO FUTURO. PORTANTO, A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (EDS) CAPACITA AS PESSOAS A MUDAREM SEU PENSAMENTO E TRABALHAREM EM DIREÇÃO A UM FUTURO SUSTENTÁVEL. TALVEZ A QUESTÃO MAIS IMPORTANTE EM NOSSO TEMPO SEJA COMO SUSTENTAR O NOSSO PLANETA, RECURSOS, DESENVOLVENDO RIQUEZA E BEM-ESTAR PARA UMA POPULAÇÃO CRESCENTE. ESTA MONUMENTAL TAREFA FOI DEFINIDA NO CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. ESTE ESTUDO VISA RESPONDER O PROBLEMA, QUAIS AS AÇÕES DOS ALUNOS QUE FAVORECEM E EVIDENCIAM A GESTÃO SUSTENTÁVEL DO MEIO AMBIENTE DA ESCOLA ESTADUAL TRACAJATUBA I, ZONA RURAL DE MACAPÁ/AP. BUSCANDO ALCANÇAR O OBJETIVO DE IDENTIFICAR AS AÇÕES DOS ALUNOS QUE FAVORECEM E EVIDENCIAM A GESTÃO SUSTENTÁVEL DO MEIO AMBIENTE DA ESCOLA EM ESTUDO. UM QUESTIONÁRIO FOI APLICADO PARA RESPONDER A PARTIR DE UMA ABORDAGEM QUANTI-QUALITATIVAMENTE, POIS, A PESQUISA FOI DO TIPO NÃO EXPERIMENTAL DO TIPO EXPLORATÓRIA, OBTIVENDO RESULTADOS QUE EVIDENCIARAM QUE O HISTÓRICO DA ESCOLA NÃO CONSTITUI PROJETOS FREQUENTES DE AÇÕES QUE VISAM A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, ALÉM DE NÃO ENVOLVER TODAS AS DISCIPLINAS NAS AÇÕES QUE ENVOLVE INFORMAÇÕES DE PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE, POIS, OS ALUNOS CONHECEM OS CONCEITOS E OS PROBLEMAS AMBIENTAIS QUE OS ENVOLVEM DIRETA E INDIRETAMENTE. ASSIM BUSCAM AGIR DE FORMA SUSTENTÁVEL A PARTIR DE PROJETOS E AÇÕES QUE OS INDICAM COMO MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO AMBIENTE ONDE VIVEM. FINALMENTE ESTE ESTUDO INDICA AOS PROFISSIONAIS QUE ATUEM NÃO APENAS EM PROJETOS SAZONAIS E QUE POSSAM ENVOLVER TODAS AS DISCIPLINAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E AÇÃO, E PARA CIÊNCIA MAIS ESTUDOS PARA COMPREENDER COMO SE GERENCIA A GESTÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR.