ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZANDO RECURSOS VISUAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA ALUNOS SURDOS E LIBRAS COMO PRIMEIRA LÍNGUA L1; USAMOS O GÊNERO TEXTUAL: NOTÍCIA, PARA CONTRIBUIÇÃO E ENRIQUECER NOSSAS AULAS. DURANTE A APLICAÇÃO DESSE TRABALHO, PRODUZIMOS UMA TRILHA PEDAGÓGICA E, TIVEMOS COMO BASE TEÓRICA PRINCIPAL, O AUTOR BAKHTIN, COM FOCO EM SENTIDO E SIGNIFICADO, ENTRE OUTROS AUTORES. FOI UM TRABALHO DESENVOLVIDO ATRAVÉS NAS ESCOLAS MUNICIPAL DE CONDE-PB, PARA COMPOR UM ESPAÇO VIRTUAL DE SOCIALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES, COM FOCO EM MINIMIZAR AS BARREIRAS CAUSADAS PALA FALTA DE COMUNICAÇÃO E DE INFORMAÇÃO PARA OS SUJEITOS SURDOS, PRINCIPALMENTE NO AMBIENTE ESCOLAR. ASSIM, TRABALHAMOS COM ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM VOLTADAS PARA O ALUNO SURDO, COM ISSO, CONSIDERAMOS AS PARTICULARIDADES DESSES SUJEITOS, PARA ASSIM, PODEMOS COM ESSE TIPO DE TRABALHO, CONTRIBUIR COM DESENVOLVIMENTO E AUTONOMIA DOS ALUNOS SURDOS. POIS ACREDITAMOS QUE É A PARTIR DA FAMILIARIDADE COM AS LÍNGUAS (LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA ALUNOS SURDOS E LIBRAS COMO PRIMEIRA LÍNGUA L1), QUE OS SUJEITOS PODEM COMPARTILHAR AS SUAS EXPERIÊNCIAS