A CONSTRUÇÃO DE UMA REVISTA CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA É UMA PRÁTICA INOVADORA PELO FATO DE SER, EM GERAL, RESTRITA AO CENÁRIO DO ENSINO SUPERIOR. NESSE SENTIDO, A REVISTA DO BIU, CRIADA NO ÂMBITO DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL (ECI) SEVERINO CABRAL, DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DA PARAÍBA, BUSCA FAVORECER PRÁTICAS REAIS DE PUBLICAÇÃO, DIVULGAÇÃO E CIRCULAÇÃO DOS TEXTOS DOS ALUNOS, ANTES, MUITAS DAS VEZES, CONFINADOS, UNICAMENTE, À LEITURA DE UM PROFESSOR PARA MERA ATRIBUIÇÃO DE NOTA. ASSIM, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É INVESTIGAR COMO A REVISTA DO BIU E AS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS A ELA ASSOCIADAS FAVORECEM A VISIBILIDADE E O ENGAJAMENTO DE JOVENS, EM UMA PERSPECTIVA PROTAGONISTA. PARA TANTO, TOMANDO-SE POR BASE SILVEIRA E CÓRDOVA (2009), DESENVOLVEU-SE UMA PESQUISA DE NATUREZA APLICADA, COM OBJETIVOS EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, E COM PROCEDIMENTO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL. DESSA MANEIRA, AMPAROU-SE TEORICAMENTE NOS ESTUDOS SOBRE PRÁTICAS INTERACIONISTAS E SOCIODISCURSIVAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL (WITTKE, 2010; BRONCKART, 1999, 2006), LETRAMENTO CIENTÍFICO (SANTOS, 2007; IBLC, 2017; FERREIRA, 2015) E PROTAGONISMO JUVENIL (RIBAS JR., 2004; FONTOURA, 2017). COM ISSO, VERIFICOU-SE QUE A REVISTA DO BIU É UM ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO DO PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES, GERANDO OPORTUNIDADES DE DIÁLOGOS, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E VISIBILIDADE. AINDA, PERCEBEU-SE QUE A REFERIDA REVISTA POSSIBILITA AOS JOVENS A OPORTUNIDADE DE TEREM SEUS TEXTOS LIDOS POR PESSOAS DE VÁRIOS NÍVEIS DE EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE EM GERAL, A PARTIR DA DIVULGAÇÃO E CIRCULAÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS QUE PRODUZEM, FAVORECENDO A INCLUSÃO DESSES SUJEITOS