ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE E OS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPOR?NEOS NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS ? CONSONANTE COM AS ORIENTA??ES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, ESTABELECENDO SUA INTER-RELA??O COMO O PROJETO POL?TICO PEDAG?GICO DA ESCOLA. PARA REALIZA??O DESSE ESTUDO UTILIZAMOS A PESQUISA BIBLIOGR?FICA DAS OBRAS: THIESEN (2008), VEIGA (1995) QUE CONVERSAM SOBRE A TEM?TICA DISCUTIDA, AL?M DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, BNCC (2017), TEMAS CONTEMPOR?NEOS TRANSVERSAIS, TCTS (2019) ENTRE OUTRAS NORMATIVAS QUE ABORDAM SOBRE OS PROCESSOS EDUCATIVOS VIABILIZANDO GARANTIAS DA EFETIVA??O DO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS). O TEXTO POSSIBILITOU A COMPREENS?O DA IMPORT?NCIA DE UM TRABALHO PEDAG?GICO NA PERSPECTIVA DA INTERDISCIPLINARIDADE E DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPOR?NEOS EM CONSON?NCIA COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2017), CONSIDERANDO, NESSE CONTEXTO, AS ESPECIFICIDADES DOS ESTUDANTES. NESSE SENTIDO, CHEGA-SE ? COMPREENS?O QUE ESTAMOS DIANTE DE UMA ALTERNATIVA VI?VEL, TENDO EM VISTA QUE D? SENTIDO AOS OBJETOS DE CONHECIMENTOS TRABALHADOS GARANTINDO UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM EFICAZ.