O PRESENTE ARTIGO OFERECE UMA DISCUSSÃO SOBRE O USO DE FONTES VISUAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA, CONSIDERANDO COMO FOCO AS IMAGENS FOTOGRÁFICAS. A UTILIZAÇÃO DE TAIS SUPORTES COMO OBJETOS DE PESQUISA E DE APRENDIZAGEM OS COLOCAM EM DESTAQUE À MEDIDA QUE SÃO ENCARADOS COMO ACESSOS DE VISUALIZAÇÃO DE MEMÓRIAS, HISTÓRIAS E PASSADOS, OU, AINDA, DE SUAS PRESENTIFICAÇÕES. COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO E CARÁTER DESCRITIVO, A INVESTIGAÇÃO TEVE POR OBJETIVO ARGUMENTAR SOBRE A RELEVÂNCIA DO USO DE FOTOGRAFIAS E FERRAMENTAS DE LEITURA DA REALIDADE VISUAL NO ENSINO DE HISTÓRIA, OFERECENDO CAMINHOS METODOLÓGICOS QUE ALERTAM PARA OS DESAFIOS EM LIDAR COM AS IMAGENS FOTOGRÁFICAS. NESSE SENTIDO, O CONFLITO ISRAEL-PALESTINA FOI MOBILIZADO PARA APONTAR OS CUIDADOS DURANTE O CONTATO COM FOTOGRAFIAS QUE TENCIONAM AINDA MAIS O CONFLITO. CONCLUI-SE, A PARTIR DA ANÁLISE, QUE É NECESSÁRIO REFLETIR ACERCA DA IMPORTÂNCIA EM SUBSIDIAR INDIVÍDUOS COM FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA LIDAR COM FONTES VISUAIS DURANTE A APRENDIZAGEM DE PROCESSOS HISTÓRICOS CONFLITUOSOS E PERMEADOS DE CONTRADIÇÕES E DISSIDÊNCIAS, VISTO QUE A PROFUSÃO ACELERADA DE IMAGENS E NARRATIVAS VISUAIS CONTINUAMENTE ROMPEM COM O SEU CONTEXTO DE PRODUÇÃO, COMPLEXIFICANDO AINDA MAIS A INTERPRETAÇÃO DE PROCESSOS HISTÓRICOS.