ESTE TRABALHO TRATA DA IMPORT?NCIA DA LEITURA NA FORMA??O DOS ALUNOS DO ENSINO M?DIO. TAL ABORDAGEM SE JUSTIFICA DEVIDO AO FATO DA CAR?NCIA NA FORMA??O LEITORA DOS ALUNOS, QUE CHEGAM AO ENSINO M?DIO COM D?FICIT NA FORMA??O LEITORA. O PROP?SITO DO MESMO ? CONTRIBUIR COM SUGEST?ES APLIC?VEIS PARA FORMA??O DE LEITORES ATIVOS. ESTE INTENTO SER? CONSEGUIDO MEDIANTE ESTUDO DE DIVERSOS AUTORES RENOMADOS EM PR?TICAS DE LEITURA E ESTUDO DE LITERATURA EM SALA DE AULA. O MESMO TAMB?M UTILIZOU A METODOLOGIA DESCRITIVA, POIS FORAM OBSERVADAS PR?TICAS DE LEITURA EM SALA DE AULA NAS DISCIPLINAS DE L?NGUA PORTUGUESA E ELETIVA EM UMA ESCOLA DO MUNIC?PIO DE CACHOEIRINHA-PE. ESSE ESTUDO ESCLARECEU QUE EXISTEM DIVERSAS FORMAS DE ALCAN?AR ?XITO NA FORMA??O DE LEITORES. TAIS COMO: PR?TICAS EFETIVAS QUE LEVAM O INDIV?DUO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E N?O MERAMENTE DECODIFICA??O DE PALAVRAS AO LONGO DA VIDA. PARTINDO DA CONCEP??O DE DESENVOLVER HABILIDADES QUE CONTEMPLEM DIFERENTES ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO A ELETIVA DE LEITURA ALCAN?OU SEUS OBJETIVOS NO QUE SE REFERE A REFLEX?O SOBRE AS PR?TICAS DE LEITURA E COMO TORNA-LA SIGNIFICATIVA PARA O EDUCANDO COM METODOLOGIAS DIVERSIFICADAS GERANDO E AMPLIANDO NOVAS APRENDIZAGENS.