A OLÍMPIADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO (OLPEF) É UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES VIABILIZADO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) E DA FUNDAÇÃO ITAÚ. ESSE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA ADOTA AS RECOMENDAÇÕES DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS DE REGULAÇÃO (BANCO MUNDIAL, CEPAL, OCDE E UNESCO), METODOLOGIA EUROPEIA DE ENSINO E CONCEITOS ADVINDOS DO MERCADO FINANCEIRO E QUE PRIVILEGIAM A PREDOMINÂNCIA DE UM CURRÍCULO HEGEMÔNICO, EXTERIOR ÀS ESCOLAS, EXTERIOR AOS CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES E EXTERIOR EM CONTEXTO QUE SE DEVERIA PROMOVER A SUA ELABORAÇÃO. ASSIM, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO AVERIGUAR SE OS PROFESSORES QUE ADEREM AO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA OFERECIDO PELA OLPFE IDENTIFICAM A EXISTÊNCIA DO DIRECIONAMENTO PARA REPRODUÇÃO E PERFORMATIVIDADE DA CULTURA E DO CONHECIMENTO DOMINANTES. O REFERENCIAL TEÓRICO É COMPOSTO POR AZEVEDO (2001), BALL (2001; 2002; 2005) E TAVARES E GOMES (2018), ENTRE OUTROS AUTORES. A METODOLOGIA ADOTADA PARA ESTA PESQUISA É A ABORDAGEM QUALITATIVA E, PARA A COLETA DE DADOS, FAZ USO DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA E DOS DOCUMENTOS QUE LEGISLAM E ORIENTAM A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. A ANÁLISE DO DISCURSO DE MIKHAIL BAKTHIN FOI UTILIZADA COMO TÉCNICA DE ANÁLISE DOS DADOS.