ESSE ARTIGO É UMA REFLEXÃO E RESULTADO DO E SOBRE A PARTICIPAÇÃO NO MÓDULO 1 (UM) DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE HISTÓRIA NO ANO DE 2020. TENCIONAMOS RELATAR A EXPERIÊNCIA NA MODALIDADE DO ENSINO REMOTO, E REFLETIR COMO ESTE PROGRAMA CONTRIBUIU PARA NOSSA FORMAÇÃO INICIAL EM UM CONTEXTO EDUCACIONAL ATÍPICO. UTILIZAMOS, PROCEDIMENTOS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DA PESQUISA DOCUMENTAL, USAMOS UMA ABORDAGEM QUALITATIVA POR MEIO DA ELABORAÇÃO, ANÁLISE E SISTEMATIZAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS DIRECIONADOS A ESCOLA-CAMPO, E TAMBÉM TIVEMOS COMO FERRAMENTA CRITICA DESCRITIVA O DIÁRIO DE BORDO. ESSA EXPERIÊNCIA DEMONSTROU QUE PRECISAMOS AMPLIAR O CONCEITO DE ESCOLA NESSA NOVA CONJUNTURA EDUCACIONAL E QUE EMBORA O ENSINO REMOTO TENHA SUAS LIMITAÇÕES, ELE TAMBÉM DILATA AS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS. IMERSO NOS JOGOS E NAS DISPUTAS DE PODER O ENSINO NÃO PRESENCIAL CAMINHA AO LADO DA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC. PERCEBER TODA ESTA DINÂMICA TORNA O ESTÁGIO UM ESPAÇO DE EXCELÊNCIA PARA COMPREENDER AS ADVERSIDADES QUE PROFESSORES ENFRENTAM DEVIDO ÀS CONJUNTURAS HISTÓRICAS E POLÍTICAS QUE ESTÃO ENVOLVIDOS.