O ARTIGO APRESENTA A SÍNTESE DE UMA PESQUISA QUE INVESTIGOU A RELAÇÃO ENTRE ENSINO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. A QUESTÃO NORTEADORA DA INVESTIGAÇÃO REALIZADA É SINTETIZADA DA SEGUINTE FORMA: COMO ORGANIZAR O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO DE FORMA A EFETIVAMENTE IMPULSIONAR O DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES? O OBJETIVO GERAL FOI ANALISAR O TRABALHO PEDAGÓGICO, POR MEIO DOS CONCEITOS DE LUTA E CAPOEIRA, ORGANIZADO A PARTIR DOS APORTES TEÓRICOS DA PERIODIZAÇÃO HISTÓRICO-CULTURAL DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E DA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL, NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DOS ADOLESCENTES E QUE TIPO DE DESENVOLVIMENTO OCORRE. ALÉM DISSO, ANALISAR AS BASES PEDAGÓGICO-DIDÁTICAS DA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL E AS POSSIBILIDADES DESTA TEORIA PARA A ORGANIZAÇÃO DA ATIVIDADE DE ESTUDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. A METODOLOGIA DE PESQUISA FOI EMPÍRICA REALIZADA ATRAVÉS DE UM EXPERIMENTO DIDÁTICO COM OS CONCEITOS DE LUTA E CAPOEIRA EM DUAS TURMAS DA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE GOIÁS, NA CIDADE DE ANÁPOLIS. A ANÁLISE DOS RESULTADOS DESTACOU A NECESSIDADE E A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO NO PROCESSO GERAL DE DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES ADOLESCENTES, PARTICULARMENTE NA FORMAÇÃO DA GESTUALIDADE MOTORA SIGNIFICATIVA E NO DESENVOLVIMENTO DO MOVIMENTO CORPORAL CONSCIENTE.