Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REDES SOCIAIS E CONEXÕES NA EDUCAÇÃO POR MEIO DO WHATSAPP NO ENSINO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Palavra-chaves: REDES SOCIAIS, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO HÍBRIDO, WHATSAPP, Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79682
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 340
    "inscrito_id" => 2428
    "titulo" => "REDES SOCIAIS E CONEXÕES NA EDUCAÇÃO POR MEIO DO WHATSAPP NO ENSINO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO"
    "resumo" => "AS REDES SOCIAIS NA ATUALIDADE SÃO MUITO UTILIZADAS COMO DISPOSITIVO COMUNICACIONAL, E DENTRE A VARIEDADE DE ESTRATÉGIAS PODEM SER EMPREGADAS DE FORMA A FACILITAR A APRENDIZAGEM. ALÉM DE POSSIBILITAR NOVAS CAPACIDADES DE COMUNICAÇÃO, AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E OS APLICATIVOS DE PERMUTA DE MENSAGENS QUE POSSIBILITAM UMA INFINIDADE DE AÇÕES, QUE PODEM SER ASSOCIADOS A DIFERENTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, COMO FORMA DE ASSOCIAR O USO DA TECNOLOGIA COM AS PRÁTICAS DOCENTES CONTEMPORÂNEAS. DESTARTE, O OBJETIVO DESTE ARTIGO FOI APRESENTAR UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA DO USO DAS REDES SOCIAIS COMO EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA EDUCAÇÃO. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO, ENVOLVENDO PROFESSORES DE DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO E REGIÕES DO BRASIL, ESTABELECENDO UMA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E USO DAS REDES SOCIAIS, NESTE CASO O WHATSAPP E SUAS CONEXÕES. A COMUNICAÇÃO E SOLICITAÇÃO PARA PARTICIPAR DA PESQUISA FOI REALIZADA PELO PRÓPRIO APLICATIVO, EM GRUPOS DE PROFESSORES DIVERSOS. OS RESULTADOS TAMBÉM DEMOSTRARAM QUE OS PROFESSORES RESPONDENTES UTILIZAM MAIS AS REDES SOCIAIS COMO FORMAS DE COMUNICAÇÃO PESSOAL E QUE POSSUEM POUCA EXPERIÊNCIA/VIVÊNCIA COM O USO DAS REDES SOCIAIS COMO FORMA DE APRENDIZAGEM. ASSIM, CONCLUÍMOS QUE, FORA DO PERFIL UNIVERSITÁRIO, SÃO RAROS OS PROFESSORES QUE UTILIZAM AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO; E QUE MESMO DOCENTES NESSE NÍVEL SÃO RELUTANTES EM UTILIZAR O WHATSAPP PARA A EDUCAÇÃO ANTES DA PANDEMIA COVID-19"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "REDES SOCIAIS, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO HÍBRIDO, WHATSAPP, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID2428_21072021195402.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRAÇA REGINA ARMOND MATIAS FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "GRAÇA REGINA ARMOND MATIAS FER"
    "autor_email" => "graca.ferreira@enova.educ"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA - IFBA / SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA EMITEC/SEC/BA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79682
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 340
    "inscrito_id" => 2428
    "titulo" => "REDES SOCIAIS E CONEXÕES NA EDUCAÇÃO POR MEIO DO WHATSAPP NO ENSINO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO"
    "resumo" => "AS REDES SOCIAIS NA ATUALIDADE SÃO MUITO UTILIZADAS COMO DISPOSITIVO COMUNICACIONAL, E DENTRE A VARIEDADE DE ESTRATÉGIAS PODEM SER EMPREGADAS DE FORMA A FACILITAR A APRENDIZAGEM. ALÉM DE POSSIBILITAR NOVAS CAPACIDADES DE COMUNICAÇÃO, AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E OS APLICATIVOS DE PERMUTA DE MENSAGENS QUE POSSIBILITAM UMA INFINIDADE DE AÇÕES, QUE PODEM SER ASSOCIADOS A DIFERENTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, COMO FORMA DE ASSOCIAR O USO DA TECNOLOGIA COM AS PRÁTICAS DOCENTES CONTEMPORÂNEAS. DESTARTE, O OBJETIVO DESTE ARTIGO FOI APRESENTAR UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA DO USO DAS REDES SOCIAIS COMO EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA EDUCAÇÃO. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO, ENVOLVENDO PROFESSORES DE DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO E REGIÕES DO BRASIL, ESTABELECENDO UMA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E USO DAS REDES SOCIAIS, NESTE CASO O WHATSAPP E SUAS CONEXÕES. A COMUNICAÇÃO E SOLICITAÇÃO PARA PARTICIPAR DA PESQUISA FOI REALIZADA PELO PRÓPRIO APLICATIVO, EM GRUPOS DE PROFESSORES DIVERSOS. OS RESULTADOS TAMBÉM DEMOSTRARAM QUE OS PROFESSORES RESPONDENTES UTILIZAM MAIS AS REDES SOCIAIS COMO FORMAS DE COMUNICAÇÃO PESSOAL E QUE POSSUEM POUCA EXPERIÊNCIA/VIVÊNCIA COM O USO DAS REDES SOCIAIS COMO FORMA DE APRENDIZAGEM. ASSIM, CONCLUÍMOS QUE, FORA DO PERFIL UNIVERSITÁRIO, SÃO RAROS OS PROFESSORES QUE UTILIZAM AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO; E QUE MESMO DOCENTES NESSE NÍVEL SÃO RELUTANTES EM UTILIZAR O WHATSAPP PARA A EDUCAÇÃO ANTES DA PANDEMIA COVID-19"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "REDES SOCIAIS, METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO HÍBRIDO, WHATSAPP, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID2428_21072021195402.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRAÇA REGINA ARMOND MATIAS FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "GRAÇA REGINA ARMOND MATIAS FER"
    "autor_email" => "graca.ferreira@enova.educ"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA - IFBA / SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA EMITEC/SEC/BA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

AS REDES SOCIAIS NA ATUALIDADE SÃO MUITO UTILIZADAS COMO DISPOSITIVO COMUNICACIONAL, E DENTRE A VARIEDADE DE ESTRATÉGIAS PODEM SER EMPREGADAS DE FORMA A FACILITAR A APRENDIZAGEM. ALÉM DE POSSIBILITAR NOVAS CAPACIDADES DE COMUNICAÇÃO, AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E OS APLICATIVOS DE PERMUTA DE MENSAGENS QUE POSSIBILITAM UMA INFINIDADE DE AÇÕES, QUE PODEM SER ASSOCIADOS A DIFERENTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, COMO FORMA DE ASSOCIAR O USO DA TECNOLOGIA COM AS PRÁTICAS DOCENTES CONTEMPORÂNEAS. DESTARTE, O OBJETIVO DESTE ARTIGO FOI APRESENTAR UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA DO USO DAS REDES SOCIAIS COMO EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA EDUCAÇÃO. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO, ENVOLVENDO PROFESSORES DE DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO E REGIÕES DO BRASIL, ESTABELECENDO UMA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E USO DAS REDES SOCIAIS, NESTE CASO O WHATSAPP E SUAS CONEXÕES. A COMUNICAÇÃO E SOLICITAÇÃO PARA PARTICIPAR DA PESQUISA FOI REALIZADA PELO PRÓPRIO APLICATIVO, EM GRUPOS DE PROFESSORES DIVERSOS. OS RESULTADOS TAMBÉM DEMOSTRARAM QUE OS PROFESSORES RESPONDENTES UTILIZAM MAIS AS REDES SOCIAIS COMO FORMAS DE COMUNICAÇÃO PESSOAL E QUE POSSUEM POUCA EXPERIÊNCIA/VIVÊNCIA COM O USO DAS REDES SOCIAIS COMO FORMA DE APRENDIZAGEM. ASSIM, CONCLUÍMOS QUE, FORA DO PERFIL UNIVERSITÁRIO, SÃO RAROS OS PROFESSORES QUE UTILIZAM AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO; E QUE MESMO DOCENTES NESSE NÍVEL SÃO RELUTANTES EM UTILIZAR O WHATSAPP PARA A EDUCAÇÃO ANTES DA PANDEMIA COVID-19

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.