AS REDES SOCIAIS NA ATUALIDADE SÃO MUITO UTILIZADAS COMO DISPOSITIVO COMUNICACIONAL, E DENTRE A VARIEDADE DE ESTRATÉGIAS PODEM SER EMPREGADAS DE FORMA A FACILITAR A APRENDIZAGEM. ALÉM DE POSSIBILITAR NOVAS CAPACIDADES DE COMUNICAÇÃO, AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E OS APLICATIVOS DE PERMUTA DE MENSAGENS QUE POSSIBILITAM UMA INFINIDADE DE AÇÕES, QUE PODEM SER ASSOCIADOS A DIFERENTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, COMO FORMA DE ASSOCIAR O USO DA TECNOLOGIA COM AS PRÁTICAS DOCENTES CONTEMPORÂNEAS. DESTARTE, O OBJETIVO DESTE ARTIGO FOI APRESENTAR UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA DO USO DAS REDES SOCIAIS COMO EXPERIÊNCIA FORMATIVA NA EDUCAÇÃO. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO, ENVOLVENDO PROFESSORES DE DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO E REGIÕES DO BRASIL, ESTABELECENDO UMA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E USO DAS REDES SOCIAIS, NESTE CASO O WHATSAPP E SUAS CONEXÕES. A COMUNICAÇÃO E SOLICITAÇÃO PARA PARTICIPAR DA PESQUISA FOI REALIZADA PELO PRÓPRIO APLICATIVO, EM GRUPOS DE PROFESSORES DIVERSOS. OS RESULTADOS TAMBÉM DEMOSTRARAM QUE OS PROFESSORES RESPONDENTES UTILIZAM MAIS AS REDES SOCIAIS COMO FORMAS DE COMUNICAÇÃO PESSOAL E QUE POSSUEM POUCA EXPERIÊNCIA/VIVÊNCIA COM O USO DAS REDES SOCIAIS COMO FORMA DE APRENDIZAGEM. ASSIM, CONCLUÍMOS QUE, FORA DO PERFIL UNIVERSITÁRIO, SÃO RAROS OS PROFESSORES QUE UTILIZAM AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE ENSINO; E QUE MESMO DOCENTES NESSE NÍVEL SÃO RELUTANTES EM UTILIZAR O WHATSAPP PARA A EDUCAÇÃO ANTES DA PANDEMIA COVID-19