A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO COMO UM ATO POLÍTICO CONSTRUÍDO POR MARCOS LEGAIS DESDE O PRIMEIRO CURRÍCULO PRESCRITO PARA O COLÉGIO PEDRO II. ALÉM DISSO, PRETENDE-SE OBSERVAR COMO AS PRÁTICAS SOCIAIS DOMINANTES QUE ESTÃO VIGENTES EM DETERMINADO ESPAÇO-TEMPO SÃO OS PRINCIPAIS AGENTES NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO, ISSO PORQUE O QUE DETERMINA O “IMPORTANTE” SÃO ESCOLHAS POLÍTICAS MUTÁVEIS, QUE CORROBORAM, INCLUSIVE, COM MECANISMOS DE EXCLUSÃO SOCIAL. APÓS ESTABELECER QUE CURRÍCULO É, PRINCIPALMENTE, UM ATO POLÍTICO, PASSAMOS PARA O OBJETIVO CENTRAL DESTA PESQUISA QUE É ANALISAR COMO HISTORICAMENTE SE FORMOU O CURRÍCULO DA GEOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL. PARA FINS DE COMPARAÇÃO, OPTOU-SE POR CONSIDERAR OS DOCUMENTOS CURRICULARES DE TRÊS DISTINTOS MOMENTOS NA POLÍTICA BRASILEIRA: O BRASIL IMPÉRIO, QUANDO É INSTITUCIONALIZADO O PRIMEIRO CURRÍCULO DOCUMENTAL PADRÃO A SER UTILIZADO NO COLÉGIO PEDRO II; O BRASIL DA REDEMOCRATIZAÇÃO PÓS DITADURA MILITAR, COM O “RE-FORTALECIMENTO” DA DISCIPLINA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNS); E, POR FIM, O BRASIL COM A DEMOCRACIA CONSOLIDADA E A INSTAURAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). PARA CONCLUIR NOSSAS DISCUSSÕES OPTAMOS POR, ALÉM DE CONSULTAR OS DOCUMENTOS-BASE, CONVERSAR COM AUTORES QUE TRABALHARAM OS MARCOS LEGAIS DE DIFERENTES ÉPOCAS COMEÇANDO NA ÉPOCA DO IMPÉRIO(ROCHA, 2014; MARTINS DE ALBUQUERQUE, 2011), ATÉ CHEGAR NAS ÚLTIMAS GRANDES MUDANÇAS COM OS PARÂMETROS NACIONAIS CURRICULARES - PCN (CAVALCANTI, 2010) E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC (GUIMARÃES, 2018; LAPERUTA-MARTINS, ZWIRTES, 2020).