A DEFICIÊNCIA DE INÍCIO PROVOCA UM IMPACTO E TAMBÉM UMA QUEBRA NA CONSTÂNCIA IDENTITÁRIA DA FAMÍLIA. COM ISTO, ESTA INSTITUIÇÃO PRECISA REMODELAR-SE E REAJUSTAR-SE À UMA NOVA REALIDADE, ÀS NECESSIDADES DO SEU FILHO; ADAPTANDO SUAS AÇÕES E INCENTIVANDO-OS PARA QUE BEM SE DESENVOLVAM. QUESTIONA-SE A RESPEITO DE: COMO A ESCOLA CONSTRÓI UMA RELAÇÃO COM AS FAMÍLIAS, DOS ALUNOS SURDOS, VISANDO PROMOVER PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS PAIS? ASSIM, NESTE ARTIGO BUSCAMOS INVESTIGAR A EFETIVIDADE DAS ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELA ESCOLA NO PROCESSO DE APROXIMAÇÃO DA FAMÍLIA AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA SURDA. METODOLOGICAMENTE, ESTE ARTIGO CONFIGURA-SE COMO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA A PARTIR DA EXPOSIÇÃO DE TEÓRICOS RENOMADOS EM SUAS RESPECTIVAS ÁREAS DE ATUAÇÃO E INVESTIGAÇÃO COMO REGEN (2005), WINNICOT (2005) E PERLIN (2006). A ESCOLA PRECISA PERMITIR QUE O ALUNO SURDO VIVENCIE SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS E PALPÁVEIS À SUA REALIDADE. PARA TANTO, A PRÓPRIA INSTITUIÇÃO “FAMÍLIA” TEM A RESPONSABILIDADE EM PROVER AOS SEUS FILHOS INDEPENDENTE DE SUAS LIMITAÇÕES FÍSICAS E COGNITIVAS DIFERENTES PERCEPÇÕES DE RELAÇÕES DO MUNDO.