O PRESENTE ARTIGO DISCUTE SOBRE O ESTUDO DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MIGUEL. CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ESTE TRABALHO REALIZA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE ESSA TEMÁTICA. E AO ENFATIZAR O DOMÍNIO DA NORMA CULTA À ASCENSÃO SOCIAL, SEM CONSIDERAR AS OUTRAS FORMAS DE USO DA LÍNGUA, PODE AUXILIAR NA PROPAGAÇÃO DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO. O OBJETIVO DO TRABALHO É DISCUTIR COMO É A ABORDAGEM DO ESTUDO DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E QUAIS CONTRIBUIÇÕES DESSE ESTUDO PARA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS, PROPORCIONANDO ASSIM CONHECIMENTO E A ACEITAÇÃO DAS VARIAÇÕES QUE EXISTEM E COM ISSO EVITAR QUE OCORRA O PRECONCEITO LINGUÍSTICO. PARA TANTO, REALIZOU-SE A PESQUISA DE CAMPO DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO FUNDAMENTADA EM TEÓRICOS DA ÁREA EM QUESTÃO, COMO LEITE(2005), BAGNO (1999), MUSSALIM (2001), BORTONI-RICARDO (2004).