ESTE ARTIGO FAZ UMA REFLEXÃO ACERCA DO TRABALHO COM A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA ATRAVÉS DO LIVRO: IRMÃOS ZULUS, DE ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA. ESSA EXPERIÊNCIA LEITORA OCORREU NO ENSINO FUNDAMENTAL II, MAIS ESPECIFICAMENTE, NO 6º ANO NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL, LOCALIZADA NA CIDADE DE ALAGOA GRANDE, NA PARAÍBA. O PRINCIPAL OBJETIVO É DESENVOLVER A FORMAÇÃO LEITORA DO TEXTO LITERÁRIO, MEDIANTE OS ASPECTOS RELACIONADOS AOS DOCUMENTOS OFICIAIS QUE A ALICERÇAM, COMO BNCC (2018) E A LEI 10.639/03 E RESSIGNIFICAR OS VALORES DA HISTÓRIA E CULTURA NEGRA. ALÉM DISSO, PERMITIR A INCLUSÃO DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NAS SALAS DE AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, AQUI NO CASO DO 6º ANO, E AINDA SUGERIR ATIVIDADES QUE POSSAM INTERVIR NA PRÁTICA DOCENTE EM LÍNGUA PORTUGUESA, NO CONCERNENTE A ABORDAGEM E TRABALHO COM LITERATURA EM SALA DE AULA. A INTERVENÇÃO CONSISTIU NA REALIZAÇÃO DE TRÊS OFICINAS EM SALA DE AULA COM OS ALUNOS. EM NOSSOS RESULTADOS E DISCUSSÕES PERCEBEMOS QUE TRABALHAR A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL II TEM REPRESENTADO UM GANHO MUITO SIGNIFICATIVO PARA A AUTOESTIMA E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL POSITIVA, NAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES NEGROS PELO RECONHECIMENTO E A VALORIZAÇÃO DA CULTURA NEGRA E POSSIBILIDADE DE DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS E PRECONCEITOS SOBRE OS AFRICANOS E SEUS DESCENDENTES NO BRASIL, E O COMBATE A UM DISCURSO RACISTA E EXCLUDENTE, TÃO PRESENTE AINDA EM NOSSA SOCIEDADE. PARA ISSO UTILIZAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO, CAVALLEIRO (2001), OLIVEIRA (2008), COMPAGNON (2009), GIROTTO E SOUZA (2010), COSSON (2014), DENTRE OUTROS.