O TRABALHO, RESULTADO DA PESQUISA DE MESTRADO DA PRIMEIRA AUTORA, APRESENTA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS - CONSTRUÍDA A PARTIR DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA) - PRESSUPOSTO TEÓRICO-METODOLÓGICO QUE PROPÕE A REMOÇÃO DE TODA E QUALQUER BARREIRA NO PROCESSO DE ENSINO. O DUA ESTÁ ORGANIZADO EM TRÊS PRINCÍPIOS: PROPORCIONAR MODOS MÚLTIPLOS DE APRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO/CONTEÚDO; PROPORCIONAR MODOS MÚLTIPLOS DE AÇÃO E EXPRESSÃO DA INFORMAÇÃO/CONTEÚDO POR PARTE DO ESTUDANTE E, PROPORCIONAR MODOS MÚLTIPLOS DE ENVOLVIMENTO NAS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM. O ESTUDO FOI LEVADO A CABO POR MEIO DA REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA DO TIPO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, QUE BUSCOU PLANEJAR, IMPLEMENTAR E AVALIAR AS CONTRIBUIÇÕES DO DUA NO ENSINO DE CONCEITOS ENVOLVENDO O SISTEMA RESPIRATÓRIO PARA UMA TURMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE BAGÉ/RS. OS PROCEDIMENTOS DE COLETA DE DADOS ENVOLVERAM ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA E OBSERVAÇÕES REGISTRADAS NO DIÁRIO DE CAMPO DA PESQUISADORA. OS DADOS FORAM ANALISADOS POR MEIO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. DENTRE OS RESULTADOS DA PESQUISA PODE-SE PERCEBER QUE A INTERVENÇÃO BALIZADA PELO DUA COLABOROU TANTO PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS POR PARTE DOS ALUNOS DA EJA, QUANTO PARA A REMOÇÃO DE BARREIRAS COMUNS PRESENTES NESTA MODALIDADE, TAIS COMO, AS CARACTERÍSTICAS ABSTRATAS DO CONTEÚDO E O DISTANCIAMENTO ENTRE AS EXPERIÊNCIAS DE VIDA DOS ESTUDANTES E O CURRÍCULO ESCOLAR. O PLANEJAMENTO DA SEQUÊNCIA A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DO DUA MOSTROU-SE POSITIVO NA TURMA DE EJA OBJETO DA INTERVENÇÃO.