ESTE TRABALHO DE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR QUAIS AS PERSPECTIVAS DE INCLUSÃO DIGITAL ALINHADAS À BASE COMUM CURRICULAR (BNCC) SÃO ENCONTRADAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS QUE SOLICITEM DOS ALUNOS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS E TÉCNICAS NAS QUAIS ELES UTILIZEM-SE DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO PARA APRENDER NOVOS CONHECIMENTOS, APRIMORAR O IDIOMA E INTERAGIR COM COLEGAS DE CLASSE E PROFESSOR. O REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO APRESENTARÁ DISCUSSÕES SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), QUE CONTEMPLA O USO CRÍTICO E RESPONSÁVEL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, (CAVALCANTE, 2017), À INSERÇÃO DAS TDICS NA PRÁTICA DOCENTE, (ROJO & MOURA, 2012); (ROJO, 2013), SOBRE OS MULTILETRAMENTOS E AS TICS NA CONTEMPORANEIDADE; (ARAÚJO & LEFFA, 2016), OS CENÁRIOS DIGITAIS NA WEB, (BRONCKART, 2009), DEFENDE A CORRENTE DO INTERACIONISMO SÓCIO DISCURSIVO (ISD), POIS AS CONDUTAS HUMANAS SÃO RESULTADOS DE UM PROCESSO HISTÓRICO, SOCIAL E SEMIÓTICO, (BAKHTIN, 2002; 2006), DEFENDE A INTERAÇÃO POR MEIO DOS TEXTOS E DAS EXPRESSÕES SEMIÓTICAS, DENTRE OUTROS AUTORES. A METODOLOGIA DESTA PESQUISA É DE BASE QUALITATIVA CONSTITUÍDA DA ANÁLISE DE ATIVIDADES QUE SOLICITEM PESQUISA POR MEIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DO LIVRO DIDÁTICO “WAY TO ENGLISH FOR BRAZILIAN LEARNERS” ALINHADAS À BNCC. SOBRE OS RESULTADOS A COLEÇÃO APRESENTAM TEXTOS QUE CIRCULAM SOCIALMENTE REQUISITANDO DOS ALUNOS EM SUAS ATIVIDADES QUE ANALISEM E CONSULTEM AS INFORMAÇÕES EM SITES ONLINE. VERIFICAMOS QUE A MESMA PROPÕE O USO DA INTERNET PARA A CRIAÇÃO DE ALGUNS TEXTOS QUANTO PARA A DIVULGAÇÃO DE SUA PRODUÇÃO, E NOTAMOS CERTA PREOCUPAÇÃO DO AUTOR EM INSERIR OS DISCENTES NO MUNDO TECNOLÓGICO.