NESTE ESTUDO APRESENTAM-SE ANÁLISES DAS SOLUÇÕES DE ALGUMAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA, COM GRAVURAS, DE EXAMES DE SELEÇÃO DO COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA (CMF), PARA INGRESSAR NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. O MOTIVO DE SER ESCOLHIDO O EXAME DO CMF ESTÁ NO GRAU DE DIFICULDADE DAS QUESTÕES. FAZ-SE ANÁLISE DA LEITURA E A INTERPRETAÇÃO, COM E SEM ADAPTAÇÃO DAS FIGURAS/IMAGENS DAS QUESTÕES PARA O BRAILLE E, EM SEGUIDA, DA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS PROPOSTOS. TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR DISCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL, NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA, NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, INCLUÍDOS EM ESCOLAS REGULARES, EM RELAÇÃO À LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS. COMO METODOLOGIA FUNDAMENTA-SE NO MÉTODO VAN HIELLE (1986) ADAPTADO POR LIRA E BRANDÃO (2013). UM ESTUDO DE CASO REALIZADO COM DUAS CRIANÇAS, AMBAS COM ONZE ANOS DE IDADE, MOSTRA QUE UMA DAS DIFICULDADES EM RESOLVER PROBLEMAS ESTÁ NA FORMA COMO O ENUNCIADO DAS QUESTÕES É ELABORADO, FICANDO ATRELADO ÀS IMAGENS.