A EDUCAÇÃO É COMPREENDIDA COMO UM PROCESSO DE ESPAÇO MÚLTIPLO, QUE POSSIBILITA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E CONTRIBUI PARA A TRANSFORMAÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS. ENTRE OS DESAFIOS PARA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, ESTÁ O DE TRABALHAR COM AS DIVERSIDADES, POIS PARA CADA NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL VARIA COM A DEFICIÊNCIA QUE CADA PESSOA APRESENTA. NO ENTANTO, AS PESSOAS SURDOCEGAS ENFRENTAM OBSTÁCULOS, ALÉM DAQUELES CAUSADOS PELA CEGUEIRA E PELA SURDEZ. DIANTE DESSE CENÁRIO, A PESQUISA BUSCA ANALISAR COMO OCORRE A INCLUSÃO DE CRIANÇAS SURDOCEGAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE REGULAR DE ENSINO, VERIFICANDO A RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA DENTRO DE SALA DE AULA. UTILIZANDO COMO MEIO A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS A PROFESSORES QUE TRABALHAM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL, E ANALISANDO AS SUAS RESPOSTAS COM BASE NO EXPOSTO POR OUTROS ESTUDOS. OS RESULTADOS PERMITIRAM VERIFICAR O PERFIL DOS PROFESSORES, QUE TODOS TEM CIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PRELIMINAR E DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA TRABALHAR COM OS ALUNOS, RECONHECEM A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO GUIA-INTERPRETE, ALÉM DE EXEMPLIFICAR QUESTÕES QUE ENVOLVEM A SENSIBILIDADE DO PROFISSIONAL. A PARTIR DOS RESULTADOS FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE OS PROFESSORES CONSEGUEM ALINHAR BEM A TEORIA EXECUTADA NA PRÁTICA. OUTRO PONTO IMPORTANTE, É QUE APESAR DAS LIMITAÇÕES DE MATERIAIS E ESTRUTURAS, EM ALGUMAS ESCOLAS DA REDE DE ENSINO, OS PROFISSIONAIS CONSEGUEM DRIBLAR ESSAS DIFICULDADES E OFERECER A MELHOR EDUCAÇÃO POSSÍVEL. ASSIM, DISCUSSÕES FUTURAS PODEM ANALISAR O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOCEGOS EM OUTRAS REGIÕES DO PAÍS E EM OUTROS NÍVEIS EDUCACIONAIS.