ESTE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA INVESTIGAÇÃO POR PESQUISAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS QUE RELACIONAM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, INCLUSÃO DIGITAL E FORMAÇÃO DOCENTE, DE MODO A ESTABELECER UM PARÂMETRO CIENTÍFICO E ACADÊMICO ACERCA DAS TEMÁTICAS. PARA TAL, ALÉM DE UMA REVISÃO TEÓRICA BREVE, FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO BIBLIOMÉTRICO NAS BASES SCIELO CI E SCOPUS PARA A COLETA DE PUBLICAÇÕES PRODUZIDAS EM UMA ABRANGÊNCIA DE ATÉ 60 ANOS. NESSAS BASES, FORAM ENCONTRADOS APENAS 12 TRABALHOS PRODUZIDOS NOS ÚLTIMOS 15 ANOS, RESSALTANDO A ESCASSEZ DE PESQUISAS CIENTÍFICAS SOBRE O TEMA, APESAR DA IMPORTÂNCIA DE REFLEXÕES SOBRE OS PROCESSOS CULMINADOS COM A CULTURA DIGITAL NA EDUCAÇÃO. DE FORMA GERAL, OS TRABALHOS APONTARAM APENAS O USO INSTRUMENTAL DAS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS DOCENTES, REAFIRMANDO A IMPORTÂNCIA DA APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE FORMA CRÍTICA, CRIATIVA E ÉTICA, COLABORANDO PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ E INCLUSIVA.