O ARTIGO TRATA DOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS (NAPNE), NO CONTEXTO DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS (IFAL), CAMPUS PIRANHAS, NO TOCANTE ÀS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SOCIAIS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA, TENDO COMO OBJETIVO CONTRIBUIR PARA O FORTALECIMENTO DA FILOSOFIA DA DIVERSIDADE COMO BASE DO SISTEMA EDUCACIONAL ATRAVÉS DO LEVANTAMENTO DE EDUCANDOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS E DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO NAPNE PARA A GARANTIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. A PESQUISA DESENVOLVIDA ENFATIZA A NECESSIDADE DA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E ESCOLARES NO CONTEXTO DA VALORIZAÇÃO DAS POTENCIALIDADES HUMANAS E DESENVOLVIMENTO BIOPSICOSSOCIAL DOS ESTUDANTES ATENDIDOS PELO NAPNE, ENALTECENDO O COMPROMISSO DO IFAL NA DEFESA DO DIREITO INALIENÁVEL DE GARANTIR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS E COM TODOS, NA QUAL SE EFETIVAM A INCLUSÃO E A INSERÇÃO SOCIAL VERDADEIRAMENTE. A METODOLOGIA BASEIA-SE EM ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS E DOCUMENTAIS RELACIONADOS À INCLUSÃO, DA ANÁLISE DAS RESPOSTAS OBTIDAS NOS QUESTIONÁRIOS DISTRIBUÍDOS AOS MEMBROS DO NAPNE E DO ESTUDO DOS DADOS OBTIDOS NO REFERIDO NÚCLEO, EVIDENCIADO QUE A MISSÃO DESTE NÚCLEO ENGLOBA OS PARADIGMAS EDUCATIVOS FIRMADOS NA PERSPECTIVA DE UMA SOCIEDADE PLURAL E INCLUSIVA E QUE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO MESMO RESSALTAM A IMPORTÂNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCATIVAS PAUTADAS NA DIVERSIDADE E NA DIGNIDADE DA PESSOA COM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA.