O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA QUE TEVE COMO OBJETIVO SOCIALIZAR A EXPERIÊNCIA DE UM CAMPUS DO IF BAIANO, NO QUE DIZ RESPEITO AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DEFICIÊNCIA VISUAL, ATRAVÉS DE RECURSOS E SERVIÇOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. ESTE ESTUDO FAZ UMA REFLEXÃO SOBRE DEFICIÊNCIA VISUAL E TECNOLOGIA DE BAIXO CUSTO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E NO ENSINO COLABORATIVO COM OS DOCENTES DO ENSINO COMUM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, BUSCANDO PENSAR ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS E DE ACESSIBILIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. OS PRINCIPAIS RESULTADOS DESTA PESQUISA FORAM REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, DA COLABORAÇÃO COM OS DOCENTES DO ENSINO COMUM, DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DO NAPNE, E DA VANTAGEM DOS RECURSOS DE BAIXO CUSTO SEREM PERSONALIZADOS A CADA CASO ESPECÍFICO NÃO SE LIMITANDO APENAS A CLASSIFICAÇÃO POR TIPO DE DEFICIÊNCIA, NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES.